Filme de estudante de Publicidade e Propaganda é finalista em festival português

Curta-metragem será exibido em junho no Lisbon Film Rendezvous

*Por Elton Mateus Felix

O curta-metragem escrito e dirigido pelo estudante do 5º semestre da Faculdade de Publicidade e Propaganda da PUC-Campinas Enzo Gabrielloni Rossi, de 19 anos, foi selecionado para a final do festival Lisbon Film Rendezvous, em Portugal. O evento deverá ser realizado entre os dias 17 e 20 de junho, ainda sem cronograma de exibição definido.

O aluno, que descobriu seu interesse pelo cinema na infância, conta que gostava de entender o que estava por trás das produções, além de elaborar roteiros e reescrever filmes famosos. Enzo começou, então, a buscar oportunidades para colocar seus conhecimentos em prática, conseguindo na Faculdade, por meio das disciplinas de audiovisual.

Com o seu primeiro curta-metragem, intitulado Ousia e produzido com a colaboração dos jovens Felipe Paliares (PUC Minas), Vitória Gomes (PUC-SP) e Giorgia Von Zuben (PUC-Campinas) – com a qual ganhou prêmio de reconhecimento em concurso de fotografia da PASCOM, em 2018 –, o estudante chegou à final do Lisbon Film Rendezvous, que procura dar visibilidade aos iniciantes no meio cinematográfico.

Gabrielloni explica que o curta aborda o sentimento de saudade e, sobretudo, a forma como os seres humanos lidam com ela. “Os elementos da vida se moldam no decorrer dos anos e, muitas vezes, isso ocorre de maneira natural. Porém, no final, percebemos que tudo ficou diferente do que tínhamos pensado”, reflete o aluno, ressaltando que a produção, além de forte e relevante, é uma espécie de declaração com a qual as pessoas devem se identificar.

As filmagens, que duraram uma semana em meio aos cuidados exigidos por causa da pandemia, foram feitas em São Paulo e cidades do interior, como Campinas, Holambra, Louveira, Valinhos e Vinhedo. Diante de todos os desafios, a notícia de ter o curta-metragem entre os finalistas veio carregada por um sentimento de realização. “Fiquei extremamente honrado, principalmente por ser o nosso primeiro festival com tamanha dimensão”, afirma Enzo, que também teve seu filme selecionado no Chicago Film Festival 2021, a ser realizado no dia 24 de abril.

Para o diretor da Faculdade de Publicidade e Propaganda da PUC-Campinas, Prof. Me. Márcio Antonio Bras Roque, a participação do aluno em um festival internacional deixa o corpo docente confiante com a formação dada aos futuros profissionais. “Nossa área permite uma atuação em diversos segmentos do mercado, inclusive na produção audiovisual. Isso se reflete nas matérias ao longo do Curso. Estamos muito felizes em ter despertado o talento do Enzo”, destaca.

Ousia

SINOPSE: Agatha se encontra aos 73 anos, entre a vida e morte. Em seu último suspiro, ela pede por uma chance para se reconciliar com seu maior amor.

FICHA TÉCNICA: Direção: Enzo Gabrielloni Rossi. Roteiro: Enzo Gabrielloni Rossi. Produção: Enzo Gabrielloni Rossi e Giorgia Von Zuben. Elenco: Vitória Gomes e Felipe Paliares. Narração: Gabriela Riso. Edição: Enzo Gabrielloni Rossi.

*Estagiário sob coordenação do Departamento de Comunicação da PUC-Campinas

Vinícius Purgato