A mistura de cores, sabores, aromas, texturas são indispensáveis para fazer com que os amantes da gastronomia mergulhem no universo da degustação e façam uma viagem cultural pelas regiões cujos pratos são preparados. Com o tema Venha Saborear nossa Cultura, que utiliza como base alimentos tipicamente brasileiros, cerca de 120 alunos do 2º ano da Faculdade de Turismo da PUC-Campinas promovem o Festival Gastronômico 2006. O festival ocorrerá nos dias 27 de novembro e 4 de dezembro, em dois horários, no período da manhã, a partir das 10 horas e no período da noite, a partir das 20h30, nas salas 3, 8 e 10 do prédio H13, no Campus I da Universidade. Professores de outras faculdades e alunos do 1º ano de Turismo também participarão do evento e farão a degustação dos pratos.

Ingredientes como batata, laranja, mandioca, café, coco, farinha, ovo e arroz, são a base para as pesquisas que serão apresentadas no evento. Em cada um dos períodos dois grupos se apresentarão e, cada grupo selecionou dois desses ingredientes para serem a fonte de pesquisas históricas, culturais e econômicas, além de base para confecção dos pratos que serão apresentados para degustação. “Essa é uma atividade interdisciplinar da Faculdade de Turismo que visa proporcionar aos alunos um horizonte amplo sobre a gastronomia”, reforça Roseli Farah Rugai professora da disciplina de laboratório de hospedagem e alimentação da Faculdade de Turismo.

Além da apresentação dos pratos, os alunos estarão devidamente caracterizados e farão a ambientação da sala para proporcionar a inserção dos convidados de acordo com as propostas apresentadas. “Por exemplo, o grupo que trabalhará com o tema ovo, criará o ambiente de um convento já que a proposta é de apresentação dos tradicionais doces de conventos portugueses”, explica Gleyd Bertuzzo professora da disciplina de serviços de hospedagem e alimentação da Faculdade de Turismo.

Serviço:
O Festival Gastronômico da Faculdade de Turismo ocorrerá nos dias 27 de novembro e 4 de dezembro, em dois horários: no período da manhã, a partir das 10 horas e no período da noite, a partir das 20h30. A Faculdade de Turismo integra o Centro de Linguagem e Comunicação (CLC) que ainda abriga as Faculdades de Jornalismo, Artes Visuais, Publicidade e Propaganda, Letras e Relações Públicas.

24 de novembro de 2006