‘Férias na PUC’ tem início com muita diversão para a criançada

Atividades acontecem nas dependências da Faculdade de Educação Física até sexta-feira, dia 22 de julho

O projeto “Férias na PUC” começou nesta segunda-feira, 18 de julho, com diversas atividades para crianças e pré-adolescentes, filhos e filhas de funcionários e de docentes da PUC-Campinas, do Colégio Pio XII e do Hospital da PUC-Campinas.

Mais de 60 crianças entre 6 e 11 anos puderam aproveitar as atividades realizadas no Campus I, orientadas por monitores da Universidade. Logo pela manhã houve música e a divisão das equipes para as demais brincadeiras.

“Eu gostei da parte da música. A gente escolhia a música que quisesse e dançava”, comentou Miguel Arakaki, de 10 anos.

No período da tarde, todos, agora divididos em equipes, puderam escolher um grito de guerra e pintar uma bandeira que representasse o time. A pintura aconteceu em grupo, sobre um tecido quadrado de aproximadamente um metro cada lado. Cada um, com sua ideia, teve a possibilidade de colorir e desenhar no espaço em branco, orientados pelos monitores.

“Esse ano está diferente, estamos com uma equipe maior. A gente está trabalhando a diversidade. Que cada um é de um jeito, cada um tem um gosto, são mentes diferentes, comportamentos diferentes, e estamos tentando mostrar isso, que está tudo bem ser diferente. A gente tem que respeitar cada um. E é esse sentido que queremos trabalhar”, explica Renata Figueiredo, organizadora do projeto.

Nesse sentido, trabalhar a inclusão também está na pauta. Durante as atividades da semana, haverá atividades em libras e em braile com os pequenos, para estimular a conscientização sobre a comunicação com surdos e cegos.

Entre os monitores, era visível a alegria de poder colaborar nesse crescimento das crianças. “É muito aprendizado pra nós. A gente vê no livro uma coisa e na prática é outra, é uma vida que chega pra nós. Cada criança tem uma característica. É importante saber compreender o contexto de cada criança e também aqui, em grupo”, comenta Marco Antonio Brandini Argento, estudante do 5º ano de Psicologia.

Já para as crianças e pré-adolescentes, a diversão não para. Cada um escolhe a sua brincadeira favorita. Mirella Albieri Marques, de 10 anos, estava aproveitando para fazer bonito na pintura. “Eu pintei a asa, o rosto e o chifre”, disse ela sobre o Pokémon, que era símbolo do time Azul. “Gostei muito do nosso grito de guerra também”, completou.

O Guilherme Dentello dos Santos, de 9 anos, que estava pintando um sol na bandeira do time Amarelo, gostou em especial de uma brincadeira realizada antes. “Eu gostei bastante da brincadeira de estátua”, lembrou.

As atividades do “Férias na PUC” seguem durante toda a semana e terminam na sexta com o Show de Talentos da criançada.

Carlos Giacomeli
18 de julho de 2022