
“Férias na PUC 2026” promove diversas atividades esportivas, recreativas e culturais
HJS recebeu, entre 20 e 23 de janeiro, sessenta crianças com idades entre 6 anos e 11 anos e 11 meses

A programação do evento incluiu inúmeras brincadeiras em diversos lugares da escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (HJS), dentre os quais, a piscina (foto).
A Coordenadoria Geral de Atenção à Comunidade Interna (CACI) da PUC-Campinas promoveu, entre os últimos dias 20 e 23 de janeiro, a edição 2026 do projeto “Férias na PUC”. Composto por diversas atividades esportivas, recreativas e culturais, o evento, que sempre ocorre na época das férias escolares e é totalmente voltado para crianças e pré-adolescentes de 6 anos a 11 anos e 11 meses, filhos e filhas de funcionários e docentes da Universidade, do Colégio PIO XII e do Hospital PUC-Campinas, contou com a participação de sessenta deles, sendo trinta vinculados ao Hospital e trinta aos campi I e II e ao Colégio de Aplicação PIO XII.
As ações, acontecidas no Complexo Esportivo da Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (HJS), no Campus I, tiveram como tema os elementos da natureza, que nortearam o planejamento das atividades desenvolvidas ao longo dos quatro dias. A programação contemplou inúmeras brincadeiras, incluindo a realização de um teatrinho com o resumo do filme “Elementos”; ações esportivas; e apresentações musicais, exercícios vocais e atividades de relaxamento conduzidos pela maestrina Fátima Viegas, do Centro de Cultura e Arte (CCA).
Monitoria
As atividades todas foram conduzidas pelos monitores do projeto, alunos e alunas da Universidade, que atuam como bolsistas-estímulo. A escolha destes ocorreu, prioritariamente, por meio de convite àqueles que já participaram de edições anteriores do “Férias na PUC” e apresentaram um bom desempenho nestas e pela indicação de professores vinculados à CACI e de outros bolsistas que já atuam em projetos institucionais, como os do Grupo de Vivência Cooperativa e Solidária (GVCS).
Os estudantes escolhidos, em geral, além de possuírem experiência prévia em projetos da Universidade, também demonstraram perfil adequado para a atuação com crianças, com o intuito de garantir a qualidade do acompanhamento e das atividades desenvolvidas.
Transporte
As crianças cujos pais e responsáveis trabalham no Campus II e Hospital PUC-Campinas foram levadas ao Campus I através de um ônibus disponibilizado pelo Hospital, enquanto que as vinculadas ao Colégio de Aplicação PIO XII foram transportadas em um carro institucional da PUC-Campinas, com motorista. Aquelas cujos pais e responsáveis trabalham no Campus I foram levadas e retiradas por estes mesmos, uma vez que o evento coincidiu com o seu local e horário de trabalho.
- As crianças puderam participar de diversas atividades esportivas, dentre as quais, a capoeira…
- …e o futsal, cujos jogos aconteceram na Quadra Coberta da Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (HJS).
Ação de cuidado e valorização
De acordo com o coordenador da CACI, Prof. Me. José Donizeti de Souza, o projeto “possui grande relevância institucional, pois ultrapassa o caráter recreativo e se consolida como uma ação de cuidado e valorização da comunidade interna”.
Ele continua dizendo que “para as crianças e pré-adolescentes, o ‘Férias na PUC’ oferece um espaço seguro, educativo e acolhedor durante o período de férias escolares, favorecendo o desenvolvimento físico, social, criativo e psicossocial. Para os funcionários e docentes, o projeto fortalece o sentimento de pertencimento ao reconhecer que a Universidade considera também os seus familiares como parte de sua comunidade. Para a PUC-Campinas, a iniciativa reafirma a sua política institucional de atenção à comunidade interna, coordenada pela CACI, além de fortalecer a sua imagem como uma instituição comprometida com o bem-estar, a formação integral e as relações humanas, oportunizando ainda experiências práticas aos alunos bolsistas da graduação”.

Durante o “Férias na PUC”, a maestrina Fátima Viegas, do Centro de Cultura e Arte (CCA), conduziu inúmeras apresentações musicais, exercícios vocais e atividades de relaxamento.
Integração das crianças ao ambiente de trabalho dos pais e responsáveis
Sobre a importância de se integrar as crianças ao ambiente de trabalho dos pais e responsáveis, o professor explica que esta “contribui para o fortalecimento do vínculo entre família e instituição, amplia o sentimento de pertencimento dos funcionários e permite que as crianças conheçam o contexto profissional dos pais e responsáveis de forma positiva e educativa. Além disso, essa vivência humaniza o espaço universitário, reforça valores institucionais e promove experiências significativas para elas”.
“Quanto as atividades desenvolvidas, estas contribuíram para o desenvolvimento físico e social das crianças e pré-adolescentes ao estimularem o movimento, o esporte e a expressão corporal; promoveram a convivência em grupo e a troca de experiências; fortaleceram noções de cidadania, cooperação e respeito às diferenças; incentivaram o uso construtivo do lazer; e ampliaram os repertórios sociais, culturais e educacionais em um ambiente coletivo”, comenta Donizeti.
Compromisso com uma formação humana, social e inclusiva
Ele encerra ressaltando que “as avaliações e os retornos de pais e responsáveis e de suas crianças demonstraram ampla aceitação do projeto, evidenciando o alcance de seus objetivos de promover integração, aprendizado, lazer e qualidade de vida. O projeto fortalece os laços institucionais, valoriza a comunidade interna e reafirma o compromisso da PUC-Campinas com uma formação humana, social e inclusiva”.



