Faculdade de Relações Públicas aborda ‘Cultura da Influência’ na 4ª edição da Revista Antena RP

Produzida por alunos de Relações Públicas, publicação expõe uma série de matérias ligadas ao tema

A 4ª edição da revista Antena RP, produzida por alunos do 3º ano de Relações Públicas da PUC-Campinas, aborda os principais assuntos relacionados à “Cultura da Influência”. A publicação, orientada por professoras do Curso, está disponível para leitura com um conjunto de matérias ligadas ao tema, que refletem a importância e os efeitos dessa cultura no cotidiano das pessoas. (Clique para ler)

O material, que teve a colaboração do Curso de Design Digital para desenvolvimento de logotipo e de alunos de Letras, responsáveis pela revisão do conteúdo, é um projeto acadêmico realizado para a disciplina “Laboratório de Relações Públicas A”, supervisionada pelas professoras Cristina Micaroni Altieri, Maria Rosana Ferrari Nassar e Zuleica Manente.

As docentes, que acompanharam todo processo de apuração, produção, edição e diagramação, exaltam o empenho dos 54 alunos de Relações Públicas envolvidos no projeto. Organizados em equipes conforme suas habilidades específicas, os estudantes foram protagonistas na execução das tarefas, que incluíram etapas de planejamento, projeto gráfico, revisão e divulgação. Nesta última fase, uma live foi promovida para compartilhar a publicação.

“A live foi mais uma estratégia para divulgar a revista, a profissão e a Faculdade. Além disso, foi oportunidade de dividir, com convidados e demais participantes, experiências e vivências acerca da temática definida para esta edição, com a intenção de prover um debate bem interessante”, relata a Profa. Dra. Maria Rosana Ferrari Nassar.

O bom resultado do material, na avaliação da Profa. Me Cristina Altieri, se deve à dedicação dos alunos, que “se sentiram motivados a contribuir”. A participação ativa foi traduzida em matérias que contribuem para importantes reflexões sobre a Cultura da Influência. “Os estudantes foram criativos, dedicados e profissionais, produzindo conteúdo de grande relevância num assunto que toca a todos nós”, complementa a Profa. Me. Zuleica Manente.

Entre as matérias, destacam-se as discussões em torno da cultura da influência e seus impactos na sociedade, na tecnologia e nos meios de comunicação, bem como os debates ligados à fake news, influência digital, marketing e reality show, solidariedade e ações sociais, influência cultural, canais midiáticos, personalidades e mídia etc.

“Muito além do produto final e sua aplicação na prática, a execução deste projeto, realizado por várias mãos, traz para alunos e alunas do Curso de Relações Públicas uma experiência única de trabalho em equipe, respeito mútuo, tomada de decisões, proatividade e boa comunicação. Tudo isso desenvolvido em um ambiente acadêmico”, frisa o Prof. Me. Hugo Gemines de Lima, diretor da Faculdade de Relações Públicas da PUC-Campinas.

Vinícius Purgato
11 de junho de 2021