Curso de Matemática realiza sua primeira feira e lança site

O site do LEMAT (Laboratório de Ensino de Matemática e Tecnologias) tem áreas específicas sobre matemática e tecnologias

Estudantes do Curso de Matemática da PUC-Campinas realizaram, no dia 5 de dezembro, a 1ª Feira de Matemática. O evento foi realizado de forma presencial na sala do Laboratório de Ensino de Matemática, salas 08 e 06 do H-15, no Campus I, e contou com a participação de alunos e professores da Universidade, professores convidados das redes pública e particular de Campinas e região, alunos egressos, além de um grupo de professores representando a Secretaria Municipal de Itatiba.

Orientados pelas professoras Christiane Buffo Rodrigues e Maria das Graças dos Santos Abreu, com o apoio do Prof. Geraldo Magela (diretor do curso) e do corpo docente do curso, os estudantes de Matemática da PUC-Campinas promoveram atividades interativas para alunos de todas as idades, além dos pais, convidados e professores, que também participaram das apresentações.

A ação faz parte do componente curricular de Projeto Integrador, que busca integrar os demais componentes do Módulo Tecnologias e levar o conhecimento produzido durante as aulas para além da Universidade.

A feira proporcionou um ambiente de interação, colaboração e compartilhamento de saberes entre alunos dos diferentes períodos do curso, professores, egressos, convidados e profissionais da educação tanto da PUC-Campinas quanto de outras universidades e instituições.

Na feira, foram apresentados trabalhos elaborados pelos alunos dos diferentes componentes curriculares presentes nos módulos vigentes.

Para as organizadoras, a integração é essencial para a formação humana e profissional dos estudantes. “É um momento da formação em que os estudantes do curso colocam em prática ações que se estendem para a sociedade, compartilhando suas experiências de ensino”, disse a Profa. Christiane. “Percebemos que o evento promoveu, tanto para os estudantes quanto para o corpo docente, oportunidade de integração, trabalho em equipe e uma nova relação com os próprios colegas de curso. Esse movimento ofereceu oportunidade de avanço nas interlocuções com os parceiros externos”, disse a Profa. Maria das Graças.

Site

Durante a feira, também houve a apresentação do site LEMAT (Laboratório de Ensino de Matemática e Tecnologias). O site tem áreas específicas sobre matemática e tecnologias, planos de aula, dicas de estudo, portfólios, projetos e entrevistas para que o usuário possa explorar a matemática de maneira dinâmica e inspiradora.

Nele são apresentados projetos contemporâneos de alunos e professores, além de palestras motivadoras, dicas de estudos e eventos. O site é coordenado pelos professores Christiane Buffo Rodrigues, Maria das Graças dos Santos Abreu e o Geraldo Magela, diretor do curso.

Clique aqui para acessar

“O site é um produto do projeto integrador do módulo de tecnologias do Curso de Matemática e ele hospeda atividade de extensão dos componentes curriculares deste mesmo módulo e de outros componentes que estão sendo oferecidos nesse semestre e que tem horas de extensão”, disse a Profa. Christiane.

Todos os participantes da feira também foram convidados a juntarem-se ao grupo da Matemática na construção do material do site e na exploração de outras possibilidades de interação e trabalho colaborativo com objetivo de avançar com a educação matemática.

Marcelo Andriotti
7 de dezembro de 2023