Objetivo é produzir reportagens sobre a história da cidade e os reflexos no presente

A Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas lançou,  neste semestre,  o projeto “Campinas Rumo Aos 240 anos”. De agosto de 2013 a junho de 2014, os alunos da disciplina de Jornalismo Aplicado, no sexto e sétimo semestres do curso, terão como parte de suas atividades o desenvolvimento de reportagens sobre a história da cidade e seus reflexos no presente.

A disciplina é oferecida em três modalidades – impresso, telejornalismo e jornalismo digital. A produção dos alunos é veiculada na internet e no jornal Saiba+, de periodicidade quinzenal. A cada edição, uma reportagem terá como tema a história da cidade, cujo aniversário de 240 anos será comemorado em 14 de julho de 2014. “O jornalismo deve refletir sobre o presente, sempre levando em consideração os reflexos do passado, numa tentativa de compreensão e contextualização da realidade”, explica o professor Lindolfo Alexandre de Souza, diretor da faculdade.

Por enquanto, já foram produzidas reportagens que abordam assuntos como a situação do Viaduto Cury, construído na década de 1960 e considerado uma das áreas mais problemáticas do centro da cidade; as alterações na gestão do transporte público; a situação dos museus; as contribuições dos institutos de pesquisa de Campinas e a história do hospital Mário Gatti, que vai comemorar 40 anos em 2014.

Todas as reportagens produzidas estão disponíveis no portal Digitais, que reúne as produções da disciplina de Jornalismo Aplicado: http://digitaispuccampinas.wordpress.com , nas abas de Espelho Urbano e Saiba+.

Portal Puc-Campinas
29 de outubro de 2013