Faculdade de Jornalismo firma parceria com Defesa Civil de Campinas

Estudantes produzirão cartilhas e minidocumentários para pessoas com deficiência (PCDs) em situações de desastres

Na segunda feira (26), a Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas firmou uma parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas para ajudar a Defesa Civil a ampliar sua comunicação com o público de pessoas com deficiência (PCDs) em situações de desastres. O diretor do órgão, Sidnei Furtado, veio até a Universidade para se reunir com os estudantes do 7º semestre e as docentes Profa. Ma. Amanda Artioli e Profa. Ma. Cecília Toledo, que serão as coordenadoras da ação na disciplina Projeto Integrador VII.

Os produtos propostos pelo curso – cartilhas para crianças e adultos com deficiência e minidocumentários – foram apresentados e aprovados por Sidnei Furtado que, entre fevereiro e junho deste ano, fará a consultoria com as docentes e os formandos ao longo do semestre para o desenvolvimento dos produtos de comunicação.

Segundo o diretor do órgão, não há, no país, nenhuma ação de comunicação pública direcionada especificamente às pessoas com deficiência em situações de desastre. “O trabalho desenvolvido pela Faculdade de Jornalismo será inédito, o que mostra seu engajamento em questões sociais, particularmente no que diz respeito à inclusão de pessoas com deficiência”, comenta a professora Amanda Artioli.

Para a professora Cecília Toledo, a experiência possibilita aos formandos a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre a Defesa Civil, o conceito de pessoa com deficiência e sua inclusão na sociedade. “Espera-se que os estudantes desenvolvam e apliquem o conhecimento teórico-prático das etapas da produção jornalística adquiridas ao longo do curso, ampliando seu campo de trabalho”.

Beatriz Candiotti

sob supervisão do Dcom