Faculdade de Jornalismo debate transformações do radiojornalismo no século XXI

Eventos nos períodos matutino e noturno reunirão profissionais de emissoras de rádio de Campinas

A Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas promove nos dias 29 e 30 de março o evento “Ouviu a notícia? – o radiojornalismo no século XXI”. Serão realizadas duas mesas de debate, nos períodos matutino e noturno, na sala 800, no prédio H01, do Campus I.

O objetivo é aproximar os estudantes dos profissionais que atuam no mercado de trabalho, especialmente em um veículo que se transforma a cada dia. “Convidamos para participar profissionais com larga experiência no radiojornalismo e que possam compartilhar com os estudantes suas experiências, desafios e superações em um veículo que se reinventa a partir da tecnologia, formato e linguagem para levar ao público a notícia de qualidade,”, disse Rose Bars, Diretora da Faculdade de Jornalismo.

Na mesa do dia 29/03 estarão os jornalistas Rafael Pio, Carolina Rodrigues e Camilla Godoy. Carolina tem mais 20 anos de atuação no mercado. Por 11 anos esteve na rádio CBN Campinas, oito deles como apresentadora do CBN Total. Após um intervalo de cinco anos, retornou recentemente como apresentadora do CBN Campinas para uma co-apresentação com Guilherme Pierangeli.  A jornalista tem nove prêmios de jornalismo e coberturas especiais e há 10 anos fundou a Fênix Soluções em Comunicação.

Camila Godoy é formada pela PUC-Campinas e começou a atuar na Rádio Brasil em 2011, como estagiária. Hoje apresenta os programas Manhã Brasil e Estação Brasil e produz o programa Povo de Deus.

Com passagens pelas rádios CBN Campinas, Rádio Central e Brasil Campinas, Rafael Pio é coordenador de esportes na rádio CBN Campinas. O jornalista tem experiências como repórter setorista no jornal Lance! Na TV, foi produtor dos programas Século 21 Esportes e Bola na Mesa da TV Século 21. Também atuou como assessor de imprensa no Guarani Futebol Clube.

Na manhã do dia 30, os convidados são Jorge Tannus, Valéria Hein, Leonardo Cassano e Renato Leal. Tannus integra a bancada do Pan News Campinas e atua como comentarista político/jurídico do Pan News Cidades. Como radialista tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em videodifusão, atuando principalmente nas áreas de informação, ensino, educação, política e educação e cultura. Valéria Hein atuou na CBN Campinas de 2008 a 2023, com reportagem, produção de podcast (CBN Saúde e Cultura Alternativa) e apresentação na área cultural (Programa CBN Cultura e programete de Rock). Formada na PUC-Campinas, atualmente é gestora de tráfego para Google e Facebook Ads, produtora de conteúdo na Web e assessora de imprensa freelancer

Formando pela PUC-Campinas, Leonardo Cassano é jornalista da CBN Campinas desde maio de 2010, onde hoje apresenta o programa CBN Cultura, programa que vai ao ar todos os sábados, ao vivo, 11h. O programa conta com entrevistas com atores, diretores, músicos, autores e tudo o que envolva a cena artística e cultural. Renato Leal é jornalista esportivo na empresa RPL Produções e hoje atua como assessor de imprensa da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e como comentarista esportivo na Rádio Central AM.

29/3 – às 19h20 – sala 800

Rafael Pio – Coordenador de Esportes na CBN Campinas