Faculdade de Jornalismo abre concurso de fotografia para profissionais, amadores e estudantes

Prêmios em dinheiro irão de R$ 500 a R$ 3 mil e podem participar público interno e externo

A Faculdade de Jornalismo abre inscrições para o concurso de fotografia “Ações que Salvam o Planeta”, aberto ao público interno e externo. Serão escolhidos vencedores em três categorias: profissional, amador e estudante. Os prêmios em dinheiros vão de R$ 500 a R$ 3 mil, e a cerimônia de premiação ocorrerá de forma virtual (Plataforma Microsoft Teams), em 15 de setembro de 2021. As inscrições ocorrem de 1º de junho a 30 de julho.

Clique aqui para se inscrever

Podem participar do concurso pessoas com idade mínima de 16 anos, completos até junho de 2021. No caso de participante menor de idade (entre 16 e 18 anos), o interessado deverá apresentar autorização por escrito do responsável legal.

Cada participante deve preencher o formulário de inscrição e selecionar a categoria à qual pertence, de acordo com os seguintes critérios:

Profissional: para comprovar a atuação profissional com fotografia, anexar cópia do registro em carteira de trabalho, pessoa jurídica e/ou portfólio do trabalho como profissional.

Estudante: para comprovar a atuação como estudante, anexar o comprovante de matrícula em ensino superior e/ou ensino médio.

Amador: aberto a todos que não se enquadram no perfil das demais categorias.

Devem ser apresentadas a cópia do documento legal de identidade do participante e declaração de direito de uso de imagem.

Cada participante pode submeter apenas uma fotografia, colorida ou em preto e branco, seguindo as seguintes especificações técnicas: largura 3744 pixels x altura 5560 pixels, resolução 300 dpi, em formato JPG.

Ao submeter a fotografia na página do concurso, clicando aqui, o autor deve nomear do seguinte modo: nome do participante, título para a foto e uma descrição indicando o local e a data em que foi tirada no formulário de inscrição. Exemplo: Francisco Almeida_Umpedacodeterra.jpeg. Legenda: Trabalhadores rurais preparando a terra para plantação de café, na cidade Londrina, Paraná, tirada em 02/03/2021.

Ao participar do concurso, o participante assegura que é o único autor da fotografia submetida, titular exclusivo dos direitos autorais sobre ela, e que a sua submissão ao concurso não infringe direitos de terceiros.

Ao submeter sua fotografia, o participante autoriza a PUC-Campinas e sua mantenedora, a Sociedade Campineira de Educação e Instrução (SCEI), em caráter exclusivo, definitivo, ilimitado e gratuito, a utilizá-la, reproduzi-la, mostrá-la, distribuí-la, adaptá-la e publicá-la para qualquer propósito institucional.

A Comissão Julgadora, que poderá ser composta por professores da PUC-Campinas e convidados externos – a serem indicados pela Comissão Organizadora –, classificará as nove melhores fotografias de cada categoria. Serão levados em conta o ineditismo, originalidade, criatividade e adequação ao tema do concurso.

Serão classificados os três primeiros autores das melhores fotografias, das categorias abaixo, com as seguintes premiações:

Categoria profissional:

Classificado em 1º lugar: prêmio no valor de R$ 3.000,00 e certificado.

Classificado em 2º lugar: prêmio no valor R$ 2.500,00 e certificado.

Classificado em 3º lugar: prêmio no valor de R$ 1.500,00 e certificado.

Categoria estudante:

Classificado em 1º lugar: prêmio no valor de R$ 2.500,00 e certificado.

Classificado em 2º lugar: prêmio no valor R$ 2.000,00 e certificado.

Classificado em 3º lugar: prêmio no valor de R$ 1.000,00 e certificado.

Categoria amador:

Classificado em 1º lugar: prêmio no valor de R$ 1.500,00 e certificado.

Classificado em 2º lugar: prêmio no valor R$ 1.000,00 e certificado.

Classificado em 3º lugar: prêmio no valor de R$ 500,00 e certificado.

Marcelo Andriotti
1 de junho de 2021