O evento faz parte das comemorações do dia do geógrafo, comemorado em 29 de maio

A Faculdade de Geografia realiza, no dia 29 de maio, quarta-feira, a partir das 19h30, o Seminário Internacional Gestão do Território e Educação, que terá a participação do diretor da empresa internacional em sistemas de informação geográfica Esri, David Dibiase. A palestra será no Auditório Dom Gilberto, Campus I.

O evento marca as comemorações do dia do Geógrafo e no qual serão discutidas as principais tendências e usos da inteligência geográfica no ensino, pesquisa e gestão do território.

Para o professor da Faculdade de Geografia, Abimael Cereda Junior, um dos organizadores do evento, a realização da palestra permite a ampliação do conhecimento dos participantes na área de geotecnologia.  “A Geografia, ciência que vai muito além do horizonte muitas vezes apresentando à maioria das pessoas, permite um amplo espectro de atuação, desde a formação de professores de Geografia com capacitação não só conteudista, mas também de integração de conhecimentos e utilização de tecnologias, bem como a atuação do Geógrafo, um profissional com habilidades e competências para os desafios do tempo atual, principalmente no planejamento e apoio à gestão territorial e ambiental, novas tecnologias de mapeamento, análises socioeconômicas e intervenções físico-territoriais”, afirmou o docente.

Para participar é preciso se inscrever no site www.img.com.br. As vagas são limitadas.

O palestrante

David Dibiase é diretor da Esri, empresa líder nacional e internacional em sistemas de informações geográficas. Sua equipe promove e apoia o uso do Sistemas de Informações Geográficas (GIS) e da Inteligência Geográfica no ensino, na pesquisa e na gestão do território. Antes de ingressar na Esri, em 2011, David fundou e liderou a certificação online e o programa de mestrado em GIS na Penn State University e foi líder do projeto Geospatial Revolution nessa universidade. Foi editor chefe do Corpo de Conhecimento em GIS e Tecnologia (GIS& T Body of Knowledge) e do modelo de competências profissionais em geotecnologia publicado pelo U.S Department of Labor. Seus interesses incluem a inteligência geográfica, o desenvolvimento da força de trabalho geoespacial, design de aprendizagem, e-learning e ética profissional.

27 de maio de 2013