Faculdade de Educação Física recebe o ex-aluno e montanhista Carlos Santalena

Palestra será nesta quarta-feira, às 8h15, na Sala 700, do CCHSA

O montanhista e ex-aluno da PUC-Campinas, Carlos Santalena, fará uma palestra sobre escalada nesta quarta-feira, a partir das 8h15, na Sala 700, do Complexo do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA), para os alunos do Curso de Educação Física.

Experiente montanhista, Carlos Santalena, deve apresentar uma nova possibilidade profissional para os estudantes. “Vamos levar 10 kits de equipamento individual para apresentar o esporte e mostrar um novo meio de trabalho, contextualizando como o esporte funciona no exterior e como é a realidade no Brasil”. Santalena aproveita a oportunidade para falar também sobre as expedições realizadas para o Aconcágua, Everest e Denali.

A palestra é proposta pela Disciplina de Esportes na Natureza, que trabalha com as seguintes práticas esportivas divididas em atividades terrestres, aquáticas e no ar, como trilhas a pé, trilhas de bicicleta, tirolesa, stand up, surf, corrida de aventura, paraquedismo, montanhismo, escalada, skate e rafting.

De acordo com o Diretor da Faculdade de Educação Física, Prof. Dr. István de Abreu Dobránszky, a palestra trará um foco diferente sobre a escalada indoor e de rocha, com a abordagem das técnicas, equipamentos e dos diferentes tipos de escalada. “Os estudantes estão conhecendo essas atividades, e a palestra com um ex-aluno reforça a qualidade do ensino e a confiança depositada no trabalho sério, feito com preocupação na segurança do esportista. Além disso, a Disciplina também vai trabalhar posteriormente o condicionamento físico dos atletas”, enfatizou.

Carlos Santalena

Formado em Educação Física pela PUC-Campinas, tem especialização em Hatha Yoga, sócio da Grade6 – Expedições em Alta Montanha – e trabalha como guia de expedições em montanhas de altitude. Iniciou no montanhismo em 2003 através das escaladas em rocha. Com reconhecimento internacional no meio do montanhismo, Santalena é um grande admirador da natureza e das filosofias do oriente, onde busca através de suas viagens realizar seus sonhos e de quem lhe acompanha, focando em segurança, alegria e consciência.

Experiência em Montanha:

*Recorde sul-americano nos 7 Cumes

Aos 27 anos de idade foi o sul americano mais jovem a completar a escalada das maiores montanhas de cada continente.

• Aconcágua (6.961m)

*11 vezes no cume do Aconcágua, maior montanha das Américas, guiando grupos

Bolívia

*Formou diversas turmas no curso de escalada em gelo na Bolívia

*Escalou o Ojos del Salado, maior vulcão do planeta

Rússia

• Elbrus (5.642m)

*3 vezes no cume do Mt. Elbrus na Rússia (maior montanha da Europa), guiando grupos

Nepal

• Everest (8.848m)

*3 vezes no cume do Everest, maior montanha do mundo

*Recorde brasileiro no Everest – aos 24 anos de idade foi o brasileiro mais jovem a chegar ao topo do Everest

*Guiou 15 trekkings ao acampamento base do Monte Everest

África

• Kilimanjaro (5.895m)

*8 vezes no cume do Kilimanjaro, maior montanha da África, guiando grupos

*Guiou o primeiro deficiente visual sul-americano ao cume do Kilimanjaro

Estados Unidos da América

• Denali (6.192m)

*Guiou 2 expedições ao Denali, maior montanha da América do Norte, localizada no Alaska

Indonésia

• Pirâmide Carstensz (4.884m)

*3 vezes no cume do Carstenzs, maior montanha da Oceania e montanha mais selvagem dos 7 cumes, guiando grupos.

Antártica

• Vinson (4.892m)

• Matterhorn (4.478m)
  • Blanc (4.810m)