Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Faculdade de Educação da PUC-Campinas realiza workshop de acolhida e integração de alunos

Evento “Acolhida e integração dos alunos ingressantes e veteranos” propõe atividades baseadas nos quatro pilares do Pensamento Computacional

As turmas matutinas e noturnas do curso de Pedagogia se reuniram no dia 9 de agosto para a acolhida e integração dos calouros da Faculdade de Educação da PUC-Campinas. O evento contou com dinâmicas práticas e lúdicas ministradas pelas professoras e articuladoras da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, Sandra Elias e Daniela Petroli.

Professoras Daniela, Sandra e Eliete durante a recepção dos calouros

Envolvendo os quatro pilares do Pensamento Computacional – decomposição; reconhecimento de padrões; abstração e algoritmos -, Sandra e Daniela propuseram a atividade maker (mão na massa), que proporcionou aos alunos momentos de descoberta, partilha, reflexão e experimentação prática. Os universitários trabalharam em grupos para enfrentar desafios do cotidiano, aplicando etapas de resolução de problemas semelhantes à programação. A experiência estimulou a troca de ideias e o aprimoramento de estratégias, destacando a importância da comunicação e cooperação em equipe, além de exemplificar como as teorias aprendidas em sala de aula podem ser aplicadas no mundo real.

Para Daniela Petroli, psicopedagoga especialista em alfabetização, letramento e gestão de pessoas, a palestra proporcionou uma oportunidade de compartilhar insights e inspirar os  estudantes sobre a jornada educacional que estão prestes a embarcar. “Ficamos satisfeitas ao ver a atenção, engajamento e o interesse demonstrados pelos estudantes. A participação deles foi ativa e envolvente, o que nos deixa confiantes de que teremos uma nova geração de educadores comprometidos e entusiasmados”, relata a pedagoga.

A diretora do curso de Pedagogia da PUC-Campinas, Profa. Dra. Eliete Aparecida de Godoy, comenta que, atualmente, a principal dificuldade do profissional em formação para docência é não se deixar afetar pela descrença da efetividade da educação para o desenvolvimento de todos. “Há uma barreira imposta pelo sistema que ainda se mostra arredio a mudanças”, relata Eliete. Nessa perspectiva, o que se espera dos futuros pedagogos é que eles “assumam um papel de facilitadores e grandes incentivadores do processo de aprendizagem, para que os alunos se envolvam com paixão e consigam trabalhar de maneira inteligente”, afirma a palestrante, educadora e articuladora Sandra Elias.

Beatriz Candiotti

Sob supervisão do Dcom

 



Carlos Giacomeli
22 de agosto de 2023