Em homenagem ao Dia do Bibliotecário, comemorado no dia 12 de março, a Faculdade de Biblioteconomia da PUC-Campinas, realiza, no dia 10 de março, a partir das 19h30, na sala 800 no prédio H-01, a palestra “Bibliotecários: novas alternativas do mercado de trabalho”. O evento tem o objetivo de divulgar e discutir os novos campos de atuação para os profissionais da biblioteconomia. A palestra será ministrada pela gestora de informação da Prefeitura Municipal de Campinas, Beatriz Affonseca e da ouvidora da Unicamp, Adriana Eugenio Alvim Barreiro. As duas profissionais apresentarão suas experiências, procurando demonstrar a potencialidade da área de Biblioteconomia e a sua aplicabilidade a contextos variados de informação.

Atualmente, o profissional pode atuar nas atividades clássicas em bibliotecas e centros de documentação, nas recentes Unidades de Informação Digitais e nas diversas esferas organizacionais, como indústria, governo e terceiro setor, para facilitar o acesso à informação. De acordo com a diretora da Faculdade de Biblioteconomia, Mariângela Pisoni Zanaga, o evento serve de estímulo para o estudante. “Contato com a atuação variada de profissionais no mercado de trabalho da área de informação, servindo de estímulo e de fonte de ideias para o planejamento da carreira”, explicou a diretora. Podem participar da atividade alunos, professores e interessados na área.

Formação com qualidade

A Faculdade de Biblioteconomia da PUC-Campinas tem 65 anos de existência e forma um bibliotecário com perfil generalista, atendendo ao proposto nas Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação (MEC) para os cursos de Biblioteconomia, o que o possibilita a atuar numa gama variada de serviços de informação. O currículo da Faculdade apresenta além das disciplinas do núcleo básico da área, outras que abordam o papel do bibliotecário na sociedade, a leitura enquanto fonte de informação, as tecnologias de informação e de comunicação. Além disso, a Faculdade se preocupa em debater os principais problemas relacionados à informação na sociedade atual, procurando refletir sobre a atuação e o papel do futuro profissional bibliotecário.

Evento: “Bibliotecários: novas alternativas do mercado de trabalho”
Data: 10/03 Horário: 19h30
Local: sala 800 no prédio H-01, Campus I