Fabricante de artigos hospitalares Hartmann promove capacitação de profissionais da saúde no Campus II da PUC-Campinas

Concebido em parceria com a Universidade, curso abordou técnicas para utilização de nova tecnologia da multinacional alemã

A Hartmann, multinacional alemã que atua na fabricação de artigos hospitalares, realizou nesta quarta-feira, no Campus II da PUC-Campinas, uma capacitação para 20 profissionais de Medicina e Enfermagem. O curso abordou as técnicas para utilização da tecnologia Wound Management, da Paul Hartmann, voltadas à terapia de feridas por pressão negativa.

Concebida e elaborada com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da PUC-Campinas, responsável pela criação e promoção de cursos de atualização, a capacitação explorou os princípios básicos para o tratamento de feridas, bem como as melhores práticas para garantir uma resposta efetiva no processo cicatricial de pacientes. Para isso, foi utilizada a infraestrutura do Centro de Ciências da Vida (CCV) da Universidade, como o auditório e o Laboratório de Técnicas Cirúrgicas.

A participação da PUC-Campinas, além da cessão dos espaços físicos para a realização do curso, esteve ligada à expertise na criação de Cursos In Company, oferecidos às empresas de diversos segmentos. Esse apoio ocorre em diferentes modalidades: elaboração de cursos rápidos focados na capacitação de funcionários das organizações; e suporte operacional em atividades realizadas por empresas para a qualificação de recursos humanos.

Para a coordenadora de Cursos de Extensão da PUC-Campinas, Profa. Dra. Marina Piason Breglio Pontes Oliveira, esse tipo de parceria é valorosa para a promoção de habilidades e competências aos profissionais, que devem atender às atuais exigências do mercado de trabalho. Além disso, ajuda a construir uma ponte entre a Universidade e o mundo profissional.

“É uma forma de aproximação com as empresas e a comunidade, trazendo o mercado e as práticas mais modernas em cada área de atuação para o contexto universitário, e de gerar oportunidades aos nossos estudantes, uma vez que esse primeiro contato via curso de extensão pode se desdobrar em outras parcerias envolvendo a graduação e a pesquisa. São iniciativas que unem a expertise da PUC-Campinas a organizações que são referência nas diversas áreas profissionais”, avalia Marina.

Vinícius Purgato
23 de março de 2022