Extensão debate tendência nas transmissões esportivas

Curso tem 16 horas de duração e foca as plataformas digitais

A PUC-Campinas realiza o Curso de Extensão “Transmissões esportivas em plataformas digitais”. O Curso apresenta os novos modelos de transmissão de eventos esportivos em plataformas digitais e possibilidades de atuação para os profissionais de comunicação.

O professor responsável, Sérgio de Godoy Peres, salienta que as transmissões esportivas deixaram de ser privilégio dos canais abertos e tradicionais e enfatiza o crescimento do mercado. “Diversos novos players estão movimentando um mercado que só tende a crescer”, observa.

As transmissões esportivas percorreram um longo caminho até chegar nas plataformas digitais. A primeira transmissão de um jogo de futebol no rádio brasileiro, ocorreu em 20 de fevereiro de 1932, sendo narrada pelo locutor esportivo Nicolau Tuma.

O primeiro jogo exibido ao vivo no Brasil aconteceu em 18 de setembro de 1955, no aniversário de cinco anos da TV no Brasil. O clássico Santos 3 x 1 Palmeiras, na Vila Belmiro, foi transmitido pela Record. A primeira transmissão em cores para todo o território nacional foi Brasil 4 x 1 Tchecoslováquia, na estreia da Seleção na Copa do Mundo de 1970, em 3 de junho daquele ano.

Com o aperfeiçoamento da tecnologia, no final do século passado, as transmissões esportivas ganharam mais um espaço: as plataformas digitais. No começo, havia apenas a cobertura em tempo real das partidas, sem imagem. No entanto, a partir de 2014, os eventos esportivos passaram a ter a transmissão via streaming, o que possibilitou acompanhar as também imagens em tempo real.

O curso terá duração de quatro sábados (27/04 até 18/05), com carga horária de 16 horas e será ministrado pelo professor Giovane Martinelli. As inscrições se encerram no dia 16 de abril, e podem ser realizadas no site https://www.puc-campinas.edu.br/extensao/curso-de-extensao/?curso=237730&classe=01&aass=20191

Vinícius Purgato
16 de fevereiro de 2019