Exposição sobre o papel do artista-professor é aberta no Campus I

Obras de estudantes de Artes Visuais trazem proposições do artista-professor e o incentivo dessa relação na expressão artística

A exposição “Transgredindo através da expressão: o papel do artista-professor” já pode ser conferida nesta terça-feira, 29 de novembro, na Galeria de Artes Visuais (prédio H07), no Campus I da PUC-Campinas. As obras criadas por estudantes do curso de Artes Visuais da Universidade abordam as proposições do artista-professor e como isso incentiva a expressão artística, pensando em como provocar um olhar sensível e reflexivo para o cotidiano e interesses dos alunos.

As peças apresentadas são Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos estudantes Jucecon e Rafaela P. Cópia, Riciely Belmonte, Emily Ferreira, Karoline Fernanda, Aline Graciano e Fernanda Basso, orientados pelas professoras Andreia Dulianel, Paulo Cheida e Tatiana Dantas.

Riciely Belmonte apresenta um material de apoio didático que discute o desenho como forma de exploração do espaço, assim como obras autorais suas e trabalhos desenvolvidos pelos alunos que participaram de sua aula ministrada no estágio supervisionado.

Karoline Fernanda propõe, a partir de sua própria produção, o caderno de artista como uma ferramenta para os alunos explorarem suas facetas com um olhar atento para suas vivências.

Emily Ferreira traz um material voltado para a criação de livretos, envolvendo técnicas como a colagem de fotos e objetos do cotidiano, incentivando a diversidade artística e cultural.

A partir da contextualização do artista Van Gogh, Aline Graciano discute os benefícios da arteterapia, propondo em seu material a produção de pinturas com o tema “Janela para dentro de si”.

O material didático das alunas Jucecon e Rafaela P. Cópia tem a estrutura de um jogo de cartas, baseado em um livro de atividades do Instituto Gustavo Rosa, apresentando obras de artistas e propostas relacionadas ao desenho rápido.

Por fim, Fernanda Basso apresenta um material didático a fim de compreender a importância da hiperatividade como fator que dificulta a aprendizagem, trabalhando a capacidade criativa de jovens e adultos por meio da arte e da arteterapia.

Os trabalhos podem ser visitados de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h, até o dia 12 de dezembro. A entrada é gratuita.

Serviço:

Abertura: 29/11/2022 às 20h50

Período de visitação: de 29/11 a 12/12

Horário para visitação: das 18 horas às 21:05.

Local: Galeria da Faculdade de Artes Visuais- H07

Entrada: Gratuita