Exposição do Vitalità traz imagens feitas por alunos de oficina de fotografia

Elas foram produzidas pelos alunos 60+ tendo como tema o amor entre avôs e netos

A exposição fotográfica “Intergeracionalidade”, organizada pelo Vitalità, Centro de Envelhecimento e Longevidade da PUC-Campinas, está aberta de forma virtual na página oficial da Universidade. Ela foi planejada para comemorar o Dia da Pessoa Idosa, em 1º de outubro. As fotos foram produzidas pelos alunos 60+ do Vitalità e traduzem nas imagens o amor entre avôs e avós pelos seus netos e familiares.

Elas são resultado das oficinas de fotografia realizadas em junho de 2022, em parceria com o projeto de extensão “Vozes das juventudes”, desenvolvido pela profa. Cecília Toledo, da Faculdade de Jornalismo. Nas oficinas, os estudantes voluntários do Vitalità e do projeto de extensão puderam interagir com o público 60+ e ajudá-lo a explorar os recursos do aparelho celular para fazer fotos.

O objetivo foi refletir sobre o significado do Dia dos Avós, comemorado em 26 de julho de 2022. A exposição, assim como outras ações do Vitalità, pretende contribuir para o combate ao idadismo, além de estimular a transformação social para a construção de uma cultura de valorização das relações intergeracionais.

Amiga do idoso

Por meio de projetos, cursos e oficinas de caráter inovador, com foco na promoção da cultura do envelhecimento ativo e potencial das relações intergeracionais, o Vitalità promove o conhecimento e a transformação social sobre questões que envolvem o processo de envelhecimento e longevidade.

Ele também incentiva estudos e projetos que auxiliem o poder público em políticas voltadas para o idoso, além de desenvolver tecnologias e inovações que facilitem a vida desse público.

Por essa e outras iniciativas tomadas nos últimos anos, a PUC-Campinas é a primeira Universidade Amiga do Idoso da América do Sul (integrante da Age Friendly Global Network).

Marcelo Andriotti
5 de outubro de 2022