Presidente do Conselho Nacional de Educação visita a Universidade

Maria Helena Guimarães de Castro preside o Conselho Nacional de Educação

A Profa. Maria Helena Guimarães de Castro, Presidente do Conselho Nacional de Educação, visitou a PUC-Campinas na manhã de 19 de maio. Ela foi recebida na Reitoria pelo Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior e pelo Vice-Reitor Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David. Maria Helena já foi Secretária de Educação de São Paulo e Presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) do Ministério da Educação.

Ela conheceu o Programa Mescla do Campus I e projetos da Universidade. Segundo Maria Helena, a visita era prevista desde a posse do Reitor em seu segundo mandato, cerimônia da qual ela não pode participar. “Também vim para conhecer os projetos da PUC-Campinas, com a qual tenho relação pessoal. Meu marido foi professor daqui da Medicina por mais de 20 anos e tive um filho que fez Educação Física”, disse.

Além da visita para cumprimentar o Reitor pela sua posse, ela veio convidar a Instituição para participar de um grupo de trabalho que está sendo criado pelo Conselho Nacional de Educação com outras pontifícias e instituições de ensino sobre a formação de professores.

“As PUCs têm um papel imprescindível nesse processo de formação de professores e para a melhoria da qualidade de ensino no Brasil. Estamos organizando um seminário dia 13 de setembro com objetivo de discutir com instituições de ensino estratégias para melhorar a formação. E a PUC-Campinas tem tradição especial nisso”, disse.

Ela disse que faltam atualmente no País professores de Educação Básica, principalmente nas disciplinas de Matemática, Língua Estrangeira, Biologia e Química, além dos formados em Pedagogia.

Marcelo Andriotti
19 de maio de 2022