Prof. Benedito José Barreto Fonseca (1968-1980)
O Professor Benedito José Barreto Fonseca foi o segundo reitor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e assumiu o cargo após o falecimento de Monsenhor Dr. Emilio José Salim, de quem era vice-reitor. Barreto ficou encarregado da missão de concluir e inaugurar o Campus I, projeto idealizado por seu antecessor, além de liderar a reforma universitária.
Com a reforma universitária, a cátedra foi extinta, departamentos foram criados e os cursos foram reorganizados em faculdades e institutos. Foi estabelecida a licenciatura curta e introduzido um novo sistema de crédito, um vestibular único e unificado. Durante a gestão do Prof. José Barreto, foram implantados os cursos de Educação Física, Administração – Comércio Exterior, Psicologia, Administração – Logística e Serviço, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Ciências Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia, Engenharia Civil, Fonoaudiologia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Turismo e Educação Artística.
Após os processos de aquisição do terreno e construção das edificações, em 1973, o Campus I foi inaugurado. Para complementar a década de mudanças estruturais da PUC-Campinas, em 1977, a Universidade recebeu em doação o prédio inacabado do futuro Hospital Celso Pierro. Essa é a semente do futuro Campus II. Foi durante a gestão de Barreto Fonseca que a instituição recebeu o título de Pontifícia do Papa Paulo VI, por meio do decreto Sacra Congregatio pro Institutione Catholica, de 1972.
O Professor Benedito José Barreto Fonseca faleceu em 12 de novembro de 2022, aos 88 anos. Sua partida foi lamentada por toda comunidade campineira, jurídica e educacional, onde seu trabalho e legado estão perpetuados na história.