O grupo formado por ex-alunos e alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas: Gustavo dos Santos Correa Tenca, Giuliano Augusto Pelaio e Inácio Cardona, Érica Christina Rodrigues Souza e Saulo Feliciano venceram, no dia 20, o Concurso Nacional “Habitação para Todos”, promovido em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil em São Paulo (IAB-SP) e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

A premiação tinha como proposta o desenvolvimento de novas tipologias de imóveis sustentáveis para a população de baixa renda. O concurso foi dividido em seis categorias: casas térreas, casas escalonadas, sobrados, edifícios de três pavimentos, edifícios de quatro e cinco pavimentos e edifícios de seis e sete pavimentos. O grupo venceu na categoria casas térreas.

O interesse do grupo em participar do concurso surgiu principalmente em poder contribuir para o interesse da sociedade. “O maior desafio do projeto foi a busca por uma solução lógica e racional capaz de demonstrar que a qualidade de uma habitação não deve corresponder ao padrão econômico de uma determinada classe social, mas sim aos conhecimentos técnicos do seu momento histórico, rompendo um paradigma antigo e dominante de que as casas populares devem ser marcadas pela simplicidade de suas construções”, explicou um dos arquitetos vencedores, Giuliano Augusto Pelaio.

A produção feita pelo grupo tem como principal foco a sustentabilidade, visando os seguintes aspectos: otimização de recursos, diminuição do consumo energético, diminuição de emissões e resíduos, melhoria da saúde e bem estar dos usuários e diminuição do preço e manutenção das casas. O primeiro colocado de cada categoria recebeu R$ 50 mil mais a contratação para realização do projeto executivo visando a construção das casas. Já os segundos lugares foram contemplados com prêmios de R$ 25 mil.

21 de setembro de 2010