Ex-aluno lança livro-reportagem sobre cegueira

Por: Patrícia Junqueira Fagundes

O ex-aluno da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, André Barretto, lançou no dia 3 de abril a versão e-book do livro Cegueira sem Ensaio. A obra foi desenvolvida como projeto experimental e contou com a orientação da professora Cyntia Andretta.

Cegueira sem Ensaio aborda 12 relatos de pessoas que adquiriram a cegueira através de doenças, acidentes e outras situações. O livro mostra como as pessoas aprenderam a lidar com a nova condição de deficiência visual e retomaram as suas vidas após a perda da visão.

André conta que resolveu se aprofundar no Jornalismo Literário por meio de livros e workshops, pois sempre quis ser escritor e desejava escrever um livro-reportagem como TCC. Foi através de um curso de extensão sobre o gênero jornalístico que surgiu a ideia para o livro. “No curso, ficou claro que uma das diretrizes desse tipo de texto é trabalhar a narrativa de forma que os sentidos do leitor sejam aguçados: visão, audição, paladar, olfato e tato. Ou seja, agregar o maior número de elementos possíveis para construir uma cena na qual o leitor possa se sentir envolvido e leia o seu livro como se estivesse vendo um filme”, afirma. “Foi durante essas aulas que me veio a ideia: por quê não escrever um livro sobre a perda de um sentido? Como passar isso para o papel quando você passa a não ter mais um desses sentidos?”, explica.

A professora Cyntia Andretta, orientadora do projeto experimental, comenta que o trabalho de produção do livro foi muito interessante. “O André usou jornada do herói para escrever os perfis e tudo foi meticulosamente pensado. Sinto orgulho de ver esse aluno e amigo lançar seu livro”, acrescenta.

Mais informações sobre o livro: https://www.andrebarretto.com.br/more-info

Clique aqui e veja a matéria no Facebook.

PUC-Campinas
1 de setembro de 2017