
Ditadura e Trauma: Onde Estão os Meus?
Ditadura e Trauma: Onde Estão os Meus?
Palestra “Ditadura e Trauma: Onde Estão os Meus?”
Os impactos psicológicos, emocionais e sociais da violência de um Brasil autoritário serão debatidos na palestra “Ditadura e Trauma: Onde Estão os Meus?”, no dia 26 de maio, das 16h às 17h30, na Sala Odonto 1, no Campus II.
Será resgatada a história brasileira a partir de uma perspectiva crítica e sensível, utilizando a arte como mediadora do debate. Com a exibição do curta “Cicatriz” como ponto de partida, o evento convida os participantes a refletirem, junto aos autores da obra — Débora Cabral e Leonel Cabral —, sobre os efeitos da Ditadura Militar e os traumas que atravessam gerações.
PROGRAMAÇÃO:
Horário Atividade
16h Abertura do evento
16h15 Exibição do curta-metragem “Cicatriz” A obra revisita a história do pai dos autores – sequestrado e preso político em 1972 – e reflete sobre os traumas herdados por gerações.
16h30 Comentários dos palestrantes e mediador: • Leonel de Castro Cabral — psicólogo clínico e supervisor institucional em programas de medida socioeducativa
• Débora Cabral — cineasta, produtora e diretora audiovisual • Mediação: Prof. Dr. Guilherme Siqueira Arinelli
17h Perguntas e comentários da plateia
17h30 Encerramento
PALESTRANTES:
Leonel de Castro Cabral
MINI CURRÍCULO: Especialista no tratamento da dependência química – Unifesp, formado em psicologia pela PUC-Campinas, formação em psicoterapia analítico comportamental, formação em psicoterapia comportamental dialética, estudos em terapia de exposição narrativa, formação em protocolo de exposição prolongada DBT para TEPT. Atualmente é psicólogo clínico e supervisor Institucional em programas de medida socioeducativa.
Débora Cabral
MINI CURRÍCULO: Estudou Produção Audiovisual da Universidade Paulista e Pedagogia na Unicamp. Pesquisa em Arte educação: Transformações e Permanências em Arte – FE/Unicamp.
Trabalha com Audiovisual há 17 anos. No cinema trabalhou nos longas: Vai que dá certo 2, O Jornaleiro, O monstro e Café, um dedo de prosa. Já nos curtas, trabalhou nos filmes: Rainha do Maracatu, Uma mão anima a outra, Na Roça, Dudu está solteiros entre outros. Vencedora de 2 prêmios por Videoclipes: Melhor roteiro Festclipe 2013 e Melhor filme independente nacional, festclipe 2012. Atualmente está produzindo e dirigindo o curta-metragem Cicatriz, que fala sobre Trauma e Ditadura.
Guilherme Siqueira Arinelli
MINI CURRÍCULO: Doutor (2022) em Psicologia pela PUC-Campinas (Bolsista CNPq) com estágio doutoral na City University of New York (CUNY, EUA). Psicólogo (2014) e Mestre em Psicologia (2017), pela PUC-Campinas. Docente do curso de graduação em Psicologia e Coordenador do curso de especialização lato sensu “Psicologia na Escola” na PUC-Campinas.
INSCREVA-SE AQUI!
Inscreva-se