Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Com o objetivo de discutir a importância da imagem na atualidade e os limites da fotografia, serão realizadas em Campinas, de 18 a 24 de agosto, a 2ª Semana Hércules Florence e o 2º Seminário Imagem Digital e Atualidade. O evento ocorrerá nos campi I e II da PUC-Campinas, Câmara Municipal, Museu de Imagem e Som (MIS) e Fnac, no Parque D. Pedro Shopping. Profissionais da fotografia ministrarão palestras, farão exposições e comandarão workshops gratuitos e abertos ao público. A Semana Hércules Florence foi instituída por meio da Lei n.º 13.017, de 20 de julho de 2007. A programação, as informações sobre o concurso fotográfico, o currículo dos participantes e seus trabalhos estão no site – www.seminarioimagemeatualidade.com.br.

Programação

Dia 18
9h
* Abertura solene da 2ª Semana “Hércules Florence”, no Auditório Dom Gilberto, no Campus I da PUC-Campinas. Presenças do reitor da PUC-Campinas, padre Wilson Denadai; prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos; presidente da Câmara de Campinas, Aurélio José Cláudio; diretor do Centro de Linguagem e Comunicação (CLC), professor Wagner Geribello; coordenador do Departamento de Comunicação da PUC-Campinas, Wagner Mello, e vereadora Teresinha de Carvalho (PSB);

* Palestra com a artista plástica Adriana Florence, produtora e diretora do documentário “No Caminho da Expedição Langsdorff”, da National Geografic, e descendente direta de Hércules Florence;

* Aberta a Exposição Prêmio de Fotojornalismo New Holland, na Praça de Alimentação do Campus I da PUC-Campinas.

19h30
* Inauguração, no Museu da Imagem e do Som (MIS), da Exposição Publicidade Atual, com trabalhos dos fotógrafos Tony Genérico, Amauri Simões, Touchê, Juan Carabetta e de alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da PUC-Campinas.

Dia 19
9h
* Mesa-redonda com o biólogo, fotógrafo e superintendente de Ciência & Tecnologia do Governo do Estado do Mato Grosso, José Sabino; o fotógrafo especializado em foto subaquática e instrutor de mergulho, Sergio Viégas; a editora da revista “Terra da Gente”, a jornalista Liana John, e o cinegrafista e fotógrafo desta publicação, Carlos Coutinho, que discutirão a fotografia nos limites da natureza, no Campus II da PUC-Campinas. A mediação será da professora Luciana Kern Junqueira, da PUC-Campinas.

* Mostra fotográfica da revista “Terra da Gente”, produzida pela EPTV Campinas.

14h30
* Homenagem para o fotógrafo Laerte Zago, com apresentação do Coral dos Anjos, no Largo São Benedito;

20h
* Sessão solene na Câmara de Campinas. Serão entregues medalhas de honra ao mérito a fotógrafos agraciados pela Casa. Também haverá inauguração da Galeria Hércules Florence, com exposição do fotógrafo De Paula e do acervo do Museu de Imagem e do Som (MIS).

Dia 20
9h
* Debate sobre os limites da imagem no jornalismo, no Auditório D. Gilberto, no Campus I da PUC-Campinas. Participarão o fotojornalista do Jornal do Brasil (RJ) Evandro Teixeira, o fotógrafo da Foto Arena e da Associação dos Repórteres Fotográficos do Estado de São Paulo (ARFOC) Caetano Barreira e a fotógrafa do jornal Correio Popular, de Campinas (SP), Dominique Torquato. A mediação será do professor de Fotojornalismo da PUC-Campinas Nelson Chinalia.

19h
* Palestra do fotógrafo Evandro Teixeira, na Fnac Campinas, sobre Imagem Digital e Atualidade.

19h30
* Mesa-redonda no Auditório D. Gilberto, no Campus I, reunirá os profissionais Gino Camarotta, da Canon/Elgin; Fabiana Go, da Adobe; Wolney Vieira, da LG e Dennis Schwartz, da DezaZero, que discutirão os novos rumos tecnológicos da fotografia.

Dia 21
9h
* Especialistas discutem as fronteiras da imagem na arquitetura, no Auditório D. Gilberto, no Campus I, da PUC-Campinas. Participam do encontro os arquitetos e fotógrafos Gal Oppido, Nelson Kon e Eduardo Costa. A mediação será do professor Sidnei Tamai, da PUC-Campinas.

19h
* Mesa-redonda com os fotógrafos e artistas plásticos Avani Stein e Cássio Vasconcellos; professor Fernando Tacca, do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o fotógrafo de moda Renato de Cara, que debaterão os limites entre a arte e a fotografia. O encontro será mediado pelo professor Flávio Shimoda.

Dia 22
9h
* Mesa-redonda discute a imagem e a construção do conhecimento no Auditório D. Gilberto. Mediada pelo diretor do Departamento de Comunicação da PUC-Campinas, Wagner Mello, o encontro reunirá o fotógrafo português Mica Costa Grande, que desenvolve um trabalho com uma câmera na traseira de um caminhão para ministrar a palestra “O Grau Zero da Fotografia”. Edison Angeloni, que trabalha com oficinas de inclusão da fotografia por meio de caixas de fósforo, também participará do encontro;

15h
* Cerimonial na lápide de Hércules Florence, no Cemitério da Saudade

19h30
* Palestra, no Auditório D. Gilberto, no Campus I da PUC-Campinas, discutirá os limites entre a fotografia e a publicidade e propaganda. Participarão do evento o fotógrafo e presidente da Associação Brasileira de Fotógrafos de Publicidade (ABRAFOTO), Tony Genérico, que é especializado em “splash”; Handam, do Rio de Janeiro, um dos ícones da publicidade, com mais de 30 anos de carreira e vários prêmios no currículo; Amauri Simões e Hércules Florence (descendente direito Hércules Florence), ambos ex-alunos da PUC-Campinas e hoje profissionais requisitados para diversos trabalhos em Campinas e outras cidades. A mediação será feita pelo professor Seiji Hiraide, da PUC-Campinas.

Dia 23
20h
* Homenagem da Orquestra Municipal de Campinas a Hércules Florence, no Centro de Convivência Cultural de Campinas.

* Inauguração da exposição de fotos “Ver de Perto Campinas”, do fotógrafo Neander Heringer, com curadoria de Cláudia Casella, no Centro de Convivência Cultural de Campinas.

Dia 24
10h
* Caminhada fotográfica “Caminho de Hércules Florence pelas ruas de Campinas”. A saída será do Largo São Benedito. O fotógrafo Roberto Mercuri acompanhará os participantes, orientando-os nas suas fotos.

* O secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Marcos Rocha, nomeará a Galeria C do Centro de Convivência Cultural de Campinas de Galeria Hércules Florence

Concurso Fotográfico PUC-Campinas

Além de uma série de atrações, ocorrerá nesse período o Concurso Fotográfico PUC-Campinas, que assim como o evento aborda a temática os limites da fotografia.

Qual o limite da fotografia? Quem souber responder com uma foto essa pergunta pode se inscrever até o dia 24 de agosto. O tamanho das imagens deve ser no mínimo 1024×768 pixels. Cada candidato pode inscrever até três fotos, basta acessar o link Concurso e efetuar o cadastro no site do evento.

As fotos inscritas passarão por uma moderação e as selecionadas ficarão expostas no site do Seminário. Já, a foto vencedora do Concurso será publicada em setembro no Jornal da PUC-Campinas e o autor ainda receberá um prêmio. O regulamento e instruções para participar do concurso estão no site do evento.

Sobre os participantes

ADRIANA FLORENCE
Trabalha como artista plástica, escritora e documentarista. É tetraneta de Hércules Florence, considerado o pai da fotografia. www.adrianaflorence.com.br

AL HAMDAN
É especialista em fotografia publicitária, já trabalhou em campanhas publicitárias para a Coca-Cola, O Globo, Petrobrás, Oi, Banco do Brasil, entre outros.

AMAURY SIMÕES
Formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, seus principais trabalhos são relacionados à moda.
www.amaurysimoes.com.br

AVANI STEIN
Trabalhou como fotógrafo para a Folha de S. Paulo, Revista Istoé, Revista Globo Rural e a part
ir dos anos 90 começou a trabalhar de forma independente.
http://avani.stein.sites.uol.com.br/

CAETANO BARREIRA
Trabalhou nas agências de notícias EFE e Reuters, além de trabalhar para os jornais Folha de S. Paulo e Lance.

CARLOS ALBERTO COUTINHO
Trabalha como fotógrafo e repórter cinematográfico. Produz matérias para o Terra da Gente e Globo Repórter, sempre com temas relacionadas à natureza, seja imagem ou vídeo

CÁSSIO VASCONCELLOS
Começou na fotografia em 1981. É especialista em fotos aéreas e já teve trabalhos publicados no Brasil e no exterior.
www.cassiovasconcellos.com.br

DOMINIQUE TORQUATO
Foi a primeira mulher a exercer o cargo de fotojornalista em Campinas. Já trabalhou para a Folha de S. Paulo, Revistas Veja, Istoé, Diário do Povo e RAC.

EDISON ANGELONI
Trabalha principalmente com filmes 35mm coloridos e desenvolve trabalhos com câmeras de orifícios, a partir de caixas de fósforos ou papelão transformados em caixas.
http://langeloni.nafoto.net/

EDUARDO COSTA
Arquiteto e fotógrafo. Desenvolve pesquisa de Mestrado, financiada pela FAPESP, sobre a produção fotográfica de G.E.Kidder Smith, apresentada no livro “Brazil Builds”, ed
www.eduardocosta.arq.br

EVANDRO TEIXEIRA
Considerado um dos melhores fotógrafos do país, fotografou momentos importantes da história recente do Brasil. Atualmente trabalha no Jornal do Brasil.
www.evandroteixeira.net

FABIANA GO
Sua principal área de atuação é instrução e consultoria de softwares Adobe. Faz consultoria em imagens e produção gráfica.

FABRÍZIO MANZI
Já atuou como jornalista, mas há oito anos trabalha na área de Web. Desenvolve aplicações web/RIA e ministra cursos em diversos Centros de Treinamento da Adobe.

FERNANDO TACCA
É professor do Departamento de Multimeios da Unicamp onde desenvolve pesquisas na área da fotografia e também é coordenador editorial da revista eletrônica Studium.
www.studium.iar.unicamp.br

GAL OPPIDO
Foi professor de Linguagem Visual da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979 – 1990). Atua na área de artes cênicas, arquitetura e publicidade.
www.galoppido.com.br

GINO CAMMAROTA
Atua na área de marketing e promoções, informática e na área de fotografia digital. Participa de vários congressos e feiras internacionais.

HÉRCULES FLORENCE
Já trabalhou em várias empresas de publicidade, como W/Brasil, DM9, F/Nazca, Y&R e EURO. É ganhador de três Leões de Ouro de Cannes.

JOSÉ SABINO
Professor e pesquisador da UNIDERP (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal), onde coordena o Projeto Peixes de Bonito.

LIANA JOHN
Jornalista especializada em assuntos ambientais. É editora executiva da revista Terra da Gente.
www.terradagente.com.br

MICA COSTA GRANDE
Fotógrafo, é diretor artístico da Costa-Grande Geo Projetos.
www.costagrande.com.br

NELSON KON
Arquiteto, atual como fotógrafo de arquitetura e professor de fotografia.
www.nelsonkon.com.br

RENATO DE CARA
Jornalista especializado em moda e comportamento e é consultor em direção de arte e pesquisas de imagens.
www.renatodecara.com.br

SERGIO VIÉGAS
Engenheiro eletricista eletrônico, dedica-se à instrução de mergulho autônomo e fotografia subaquática.
http://www5.estadao.com.br/ext/ciencia/ilhas/index.htm

TONY GENÉRICO
Fotógrafo, está em sua segunda gestão como presidente da ABRAFOTO, a principal associação de fotógrafos publicitários do Brasil. Fotógrafo especializado em splash.
http://www.tonygenerico.com.br/

WOLNEY VIEIRA
Formado em Engenharia Elétrica, pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Trabalha na LG Electronics de São Paulo Ltda.

Mais informações
Seminário Imagem e Atualidade PUC-Campinas
www.seminarioimagemeatualidade.com.br



Portal Puc-Campinas
13 de agosto de 2008