Teve início, hoje (24/10) pela manhã, no Campus I da PUC-Campinas o XI Encontro de Iniciação Científica da Universidade, que reúne, em apresentações de pôsteres e comunicações orais, 387 resumos de trabalhos desenvolvidos em 2005 e 2006 por alunos bolsistas do Fundo de Apoio à Iniciação Científica Fapic/Reitoria (da PUC-Campinas), do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq), CNPq Edital e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Na mesa-redonda de hoje pela manhã, sobre o tema “Paradigmas de pesquisa: considerações epistemológicas e éticas”, das 9h às 11h30, transmitida on-line para todo o Brasil, participaram a professora Tania Vaisberg (coordenadora Geral de Pós-Graduação) e os professores Pedro Fadini (Química) e Semíramis Domene (Nutrição), ambos experientes pesquisadores e orientadores de grupos de alunos de iniciação científica.

O assunto dominante nas discussões foi a ética nas pesquisas. Em sua introdução ao debate, a professora Tania lembrou que até o início do século XX a atividade científica ainda era caracterizada pelo escopo da produção em física, vinculada ao rigor como conquista da objetividade, destacando que é recente uma maior abertura para as especificidades de outras áreas da ciência, mas que as discussões sobre os velhos e novos parâmetros são constantes e que é fundamental serem conhecidas pelos estudantes que estão iniciando suas atividades de pesquisa já na graduação.

“A organização da vida, terreno das ciências humanas, requer um tipo de interlocução diferente do terreno das ciências exatas. Por outro lado, o pesquisador de ciências humanas precisam estar muito atentos para não cairem no campo subjetividade. Da mesma forma que o cientista de exatas, sua produção também exige rigor e métodos”, observou.

Sobre as questões éticas nas pesquisas, Tania disse que existem nuanças que devem sempre ser questionadas. Lembrou que os comitês de ética das universidades estão a serviço da comunidade, para que seus pesquisadores não ultrapassem os limiares humanos. “Mas seus parâmetros devem ser sempre aperfeiçoados”, disse a coordenadora Geral de Pós-Graduação da PUC-Campinas. Atenta a essa questão, a PUC-Campinas nomeou recentemente os integrantes do seu Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos, que existe desde 1990. O CEP/PUC-Campinas é o responsável por zelar e acompanhar todas as pesquisas que envolvam seres humanos realizadas pela Universidade.

O professor Fadini concentrou sua apresentação nas questões conceituais, na pesquisa enquanto opção profissional, na missão do cientista e nas questões éticas vinculadas à pesquisa. “Infelizmente, os novos pesquisadores precisam estar atentos não só aos aspectos mais conceituais relacionadas à ética, mas também a lamentáveis exemplos de desonestidade no meio científico, inclusive internacional”, comentou o professor de Química.

Ele citou casos de pesquisadores que usaram idéias de colegas sem citá-los, que distorceram dados e mesmo forjaram resultados de experimentos. “Portanto, é imprescindível aos estudantes que podem estar iniciando agora suas carreiras de futuros cientistas, que tenham, acima de tudo, senso e consciência moral”, frisou o professor.

Semiramis concentrou sua apresentação nos objetivos da ciência, na ética, no contexto nacional para o desenvolvimento das pesquisas e meios disponíveis. Entre outros aspectos, destacou que o jovem pesquisador deve ter a clara noção de que a verdade científica não é verdade pessoal. Em seguida, questionou a tendência contemporânea ao excessivo refinamento das pesquisas por área, levando, segundo ela, a uma compartimentação limitadora à produção. “Algumas áreas especificam tanto, que perdem as próprias diretrizes”, observou. Neste aspecto, mencionou o quanto é importante o cientista estar atento à interdisciplinaridade entre as áreas.

A professora também mencionou a necessidade dos líderes de grupos de pesquisa acompanharem de for

24 de outubro de 2006