Estudos do Observatório PUC-Campinas são apresentados em Hortolândia

Reunião com o prefeito e secretários discutiu propostas de políticas inclusivas

Estudos desenvolvidos pelo Prof. Dr. Cristiano Monteiro, do Observatório PUC-Campinas, com propostas para inclusão socioprodutiva em Hortolândia foram apresentados em uma reunião realizada na manhã de quinta-feira (23). Ela teve a participação do Prefeito Zezé Gomes e do secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social Francisco Raimundo da Silva, além de técnicos de diferentes secretarias municipais.

O trabalho coordenado pelo Prof. Cristiano elabora diagnósticos do desenvolvimento social na Região Metropolitana de Campinas. Na reunião, foi apresentado um diagnóstico socioassistencial específico de Hortolândia. O professor destacou na sua apresentação as potencialidades do município, em especial a construção de novas práticas comunitárias participativas.

“Essas novas práticas podem servir ao desenvolvimento de novos setores econômicos, à densidade produtiva, à inovação de serviços público e ao caminho estratégico das cidades inteligentes no sentido do desenvolvimento social inclusivo”, disse.

Na reunião também foi abordada a proposta de um centro analytics de desenvolvimento social que contribua com planos de trabalho de assistência social preocupados com inclusão socioprodutiva de pessoas inscritas no CadÚnico do Governo Federal. Os participantes também se comprometeram a seguir uma agenda de trabalho voltada para desenvolvimento de políticas inclusivas.

Marcelo Andriotti
24 de fevereiro de 2023