Estudo do Observatório PUC-Campinas mostra melhora de exportações na RMC

Estudo do Observatório PUC-Campinas com dados da balança comercial da RMC (Região Metropolitana de Campinas) do mês de outubro 2022 registrou um aumento de 16,48% nas exportações e de 30,27% nas importações. Os dados são do Ministério da Economia, agregados e desagregados por município.

“Apesar dos problemas estruturais do déficit comercial regional causados pela dependência das importações de insumos externos, os dados mensais evidenciam melhora da atividade do setor externo da RMC em relação ao mesmo período do ano anterior”, disse o Prof. Dr. Paulo Ricardo da Silva Oliveira, coordenador dos estudos.

Os dados mostram em aumento de 36,26% no déficit regional, para o mês de outubro de 2022. A participação nas importações e exportações do estado de SP foi de 24,42% e 7,3%, respectivamente.

Clique aqui para ver estudo completo

Entre os produtos exportados, destaca-se o crescimento do valor das exportações de resíduos de metais preciosos, obras de metais preciosos, óleos de petróleo ou de minerais betuminosos, motores e geradores elétricos, inseticidas e produtos agrícolas e partes e acessórios de veículos.

Entre os importados, destaca-se o aumento no valor importado de outros compostos inorgânicos, diodos, transistores e dispositivos semelhantes semicondutores, compostos heterocíclicos com nitrogênio, compostos heterocíclicos com nitrogênio, ácidos nucleicos e seus sais, outros compostos heterocíclicos e inseticidas.

Destaque para aumento expressivo da importação de máquinas e aparelhos para fabricação ou acabamento de feltro ou de falsos tecidos, devido provavelmente a importação esporádica.

Houve aumento das exportações para todos os principais destinos, com exceção da Bélgica, com crescimento expressivo das importações da China.

Marcelo Andriotti
8 de novembro de 2022