Estudo do Observatório PUC-Campinas mostra aumento de vulnerabilidade social entre jovens e crianças

Envelhecimento da população na RMC está acelerado e a média salarial dos jovens caiu

Um novo estudo do Observatório PUC-Campinas mostra que a população de crianças e jovens na Região Metropolitana de Campinas (RMC) está caindo de forma rápida e, ao mesmo tempo, cada vez mais em situação e vulnerabilidade social.

“A população de 5 a 15 anos, que aparece no CADÚNICO, portanto, em situação de vulnerabilidade social, representa algo perto de 40% da população total dessa faixa etária, e a de crianças de 0 a 4 anos por volta de 30%”, diz o Prof. Dr. Cristiano Monteiro, coordenador do estudo.

Boa parte dos jovens de 5 a 15 anos são de famílias que estão vivenciando a situação de vulnerabilidade social. Os dados apresentados no trabalho apontam os problemas associados às dimensões da educação, segurança alimentar e moradia, entre outros fatores de agravos sociais.

“Será que essas crianças e jovens estão alcançando a melhor nutrição para o seu desenvolvimento pessoal e social? Sem dúvida, mais uma questão social de alto relevo”, diz o professor.

A taxa de desemprego dos jovens continua alta, e mesmo os que conseguem se empregar estão enfrentando baixos salários. Entre os jovens de 15 a 29 anos, por exemplo, os setores da indústria reduziram a empregabilidade formal e as faixas salariais.

A queda da participação relativa dos jovens perante a população total faz com que a estrutura etária fique envelhecida. Sendo assim, o próximo período ficará mais dependente da capacidade de trabalho dos agrupamentos de pessoas jovens economicamente ativas.

Marcelo Andriotti
14 de outubro de 2022