Estudantes participam de “Noite dos Board Games” no Campus I

Alunos e alunas do curso de Jogos Digitais participaram de atividades com quatro jogos de tabuleiro, como processo de aprendizagem na criação de novos games

Estudantes do curso de Jogos Digitais participaram de uma maratona de jogos de tabuleiros no campus I da Universidade. A atividade faz parte do aprendizado dos alunos para entender mecânica dos jogos e, assim, ter mais elementos para poder criar novos games.

Cerca de 32 alunos do módulo 1 estiveram presentes, junto com professores de várias disciplinas do curso: Prof. Dr. Carlos Roberto Mingoto Júnior, da disciplina de Motores de Jogos; Profa. Me. Tatiana Dantas de Oliveira, de Projeto Híbrido (Livre) e Roteiros e Storyboards; Profa. Daniele Junqueira Frosoni, de Design de Games; e Prof. Me. Paulo Henrique Nascimento Kielwagen, de Linguagem Visual de Games. A atividade foi coordenada pelo Prof. Dr. Luiz Ferreira Menezes Júnior, do Curso de Jogos Digitais, e Pietro Menezes.

Essa foi a segunda etapa do evento. Na semana passada, a primeira etapa contou com 21 alunos de turmas diferentes do curso. “O objetivo é  colocá-los em contato com jogos de tabuleiro para entender fundamentos, regras, balanceamento de jogos e fundamentos do desenvolvimento. Conhecer e saber fazer esse tipo de jogo, abre um grande leque de opções para projetar e executar jogos digitais”, comenta o professor Carlos Mingoto.

Os jogos do evento foram: Kings of Tokyo (7 jogadores), Concept (10 jogadores), Ricochet Robots (10 jogadores) e Fórmula D (10 jogadores).

Segundo o professor, a experiência irá ajudar os alunos até mesmo com o intuito de projetar um novo jogo que também tenha uma experiência online. “A ideia é que eles possam desenvolver um jogo híbrido – um jogo que tenha ao menos uma parte digital, como o chamado companion app”, explica.

Sobre os jogos

King of Tokio – é um jogo de batalha entre monstros mutantes, robôs gigantes e outras criaturas – o objetivo é tornar-se o primeiro e único Rei de Tóquio.

Concept – jogo de adivinhação que desafia os jogadores a criarem sua própria forma de comunicação, oferecendo palavras que devem ser adivinhadas através da associação de ícones.

Fórmula D – coloca os jogadores dentro do cockpit oferecendo uma experiência única por circuitos que simulam o autódromo de Mônaco e uma pista de rua. Os carros são movidos a partir da rolagem de dados  e é necessário combinar estratégia, determinação e sorte para ter sucesso.

Ricochet Robots – Tabuleiro que representa uma fábrica com robôs. Os jogadores precisam faze-los voltarem aos locais necessários. É praticamente um quebra-cabeça. O robô tem que continuar em linha reta até encontrar uma parede ou um outro robô que o pare. Com isso, os jogadores têm que descobrir sequencias corretas para ter êxito.

Carlos Giacomeli
1 de setembro de 2022