Estudantes participam de Curso de Formação do Grupo de Vivência

Grupo de Vivência Cooperativa e Solidária da PUC-Campinas acolhe e integra universitários

Foi realizado no dia 6 de abril na PUC-Campinas o Curso de Formação Básica 2024 do Grupo de Vivência Cooperativa e Solidária (GVCS) para estudantes que participarão ativamente das reuniões promovidas na Universidade durante o ano. O objetivo do Grupo é realizar encontros entre alunos para trocar experiências acadêmicas e pessoais, propor rodas de conversa sobre temas diversos relacionados à vida universitária e elaborar ações sociais e culturais pelos campi. Participaram 20 estudantes de graduação das seis escolas da PUC-Campinas.

No treinamento, os estudantes conhecem um pouco da história e dos valores do Grupo, dos conhecimentos e das experiências que aprimoram habilidades de cuidado e acolhimento de articuladores bolsistas e voluntários. Também participam de vivências humanizadoras, que fortalecem o respeito pela diversidade e o apoio entre pares.

As atividades são coordenadas pelos professores José Donizeti de Souza (Coordenador Geral), Daniela Scarpa Beneli e Lúcia Maria Quintes Ducasble Gomes (docentes articuladoras) e por Maria Isabel de Camargo e Souza Fidelis e Marco Antônio Brandini Argento (equipe de psicologia).

Entre as ⁠atividades realizadas, houve apresentações artísticas com múltiplos instrumentos músicas, como violão, ukulele e cajón. Foi realizada a apresentação de slides sobre valores do GVCS, como foco na interdependência, cuidado e funcionamento em rede.

Foram apresentados materiais sobre “sistema entre pares” (uma das bases teóricas e metodológicas que orienta as ações do grupo), dinâmicas sobre a cautela em relação aos julgamentos precipitados, partilha de curiosidades desconhecidas sobre si, características desejadas do articulador do GVCS, vivência de acolhimento (recurso cênico), exemplos de criatividade em diferentes áreas de saber, entre outros. Também viram slides sobre possibilidades e limites da atuação de estudantes envolvidos no projeto, com destaque às ações de promoção e prevenção de saúde no campus, e fizeram discussões sobre estilos de aprendizagem.

“É um momento de interação social muito rico, tanto de alunos para alunos quanto de alunos para professores e de professores para com alunos. E o Grupo de Vivência Solidária e Cooperativa Solidária traz isso de uma forma mais próxima. Ele tenta aproximar muito mais os alunos uns dos outros, de projetos, realizando grupos de estudos, partilhando algumas das ansiedades das idades. Vivemos essa ansiedade de estar ingressando na faculdade, mudando de cidade, lidando como, por exemplo, com apresentações em grupo. E esse grupo influencia nisso. Ele ajuda você a passar por esse processo de uma forma que você não se sinta sozinho”, disse Ketlyn Carolayne Santana Lima, estudante de Publicidade e Propaganda que participou do treinamento pela primeira vez.

“Para mim está sendo um momento bem importante sim, estar conhecendo o grupo, e não só isso, mas já participando das propostas. Está sendo algo totalmente diferente, eu já tive uma experiência anterior em uma outra instituição, em outro curso também, mas eu não tive esse acolhimento, e eu também não tinha um grupo como esse, que acolhe os alunos para conversar com eles, e para estar sempre trazendo esses momentos de descontração. E além do contato com as diversas vivências que a gente tem, com essa gama de pessoas tão diferentes, de cursos diferentes, e também o conhecimento que a gente vai obtendo sobre comportamento humano, sobre inteligência emocional, sobre saúde mental. É algo bem gostoso de fazer parte, porque a gente acaba proporcionando um divertimento para os alunos”, disse Ester Marina Ferreira Alves, do Curso de Artes Visuais.

“Para mim , a importância de ter participado do Grupo foi e está sendo a de pode fazer a diferença no dia a dia dos alunos da PUC-Campinas, sendo conversando ou até mesmo jogando jogos de tabuleiros juntos. O grupo de vivência faz com que as pessoas se aproximem uma das outras, se conhecendo e assim tornando a vivência na Universidade mais leve”, afirma Felippe André Nascimento Bonatto, da Engenharia de Produção.

Estudantes de todos os cursos da universidade podem conhecer e participar das atividades. Confiram os locais onde ocorrem as reuniões e pontos de encontro do GVCS.

Pontos de Encontro:

Politécnica – quintas-feiras das 18h até 19h e quartas-feiras das 12h00 até 13h na sala 01A do H-15

EAAD – quintas-feiras das 18h até 19h sala 840 Prédio H-07

EcoN – segundas-feiras das 18h até 19h na sala 911 do Prédio H-04

HJS – bloco C- sala 225 / de segunda a sexta-feira das 18h às 19h

ECV – bloco A – sala A26B / de segunda a sexta-feira das 12h às 13h

ECL – bloco H15 – sala 01A / de segunda a quinta-feira das 12h às 13h e terça e sexta das 18h às 19h

Marcelo Andriotti
9 de abril de 2024