Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Estudantes iniciam projeto de robôs para execução de limpeza de salas de aula

Estudantes do terceiro período do Curso de Engenharia Mecânica da PUC-Campinas estão desenvolvendo robôs que deverão ser usados futuramente na limpeza de salas de aula na Universidade. Na tarde de quarta-feira, 13 de junho, os 32 alunos se dividiram em nove grupos para mostrar seus protótipos para avaliação de professores.

“Eles começaram agora a desenvolver os projetos na disciplina de Robótica Aplicada. Fizeram durante dois meses a concepção, projeto, modelos em 3D, parte elétrica, mecânica e programação”, disse a professora Patrícia Nogueira Cavoto, que coordena o projeto.

Na primeira avaliação, foram avaliados se os robôs percorreram toda a área delimitada, se aspiraram os resíduos no chão e se desviaram de obstáculos. O projeto, entretanto, está em fase inicial e durante o segundo semestre serão aprimorados.

“O objetivo da direção do curso é que, futuramente, esses robôs façam a limpeza de forma autônoma nas salas da Universidade”, disse a professora. Com isso, os estudantes desenvolvem o aprendizado na disciplina de robótica e poderão ver seus experimentos serem aplicados na prática, auxiliando a equipe de limpeza que trabalha na Instituição.

A PUC-Campinas está investindo em uma série de pesquisas, atividades e ações voltadas para a sustentabilidade e, ao mesmo tempo, para o desenvolvimento de tecnologias que possam auxiliar a comunidade em geral.



Marcelo Andriotti
17 de junho de 2019