Estudantes do curso Educação Física da PUC-Campinas realizam atividade de escalada

Ação fez parte da disciplina “atividades e esportes de aventura na natureza”

A Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas participou no início dessa semana de uma ação de escalada no ginásio PowerBloc, em Campinas – empresa que viabilizou a atividade. O evento contou com a presença dos alunos do quarto ano do curso e proporcionou a prática e aprendizado desse esporte.

O grupo experimentou a escalada indoor, prática que auxilia a desenvolver a coordenação motora, o equilíbrio e a concentração. Inspirada na prática do montanhismo, a atividade é realizada em paredes construídas especificamente para esse fim, com diferentes alturas e inclinações e agarras que imitam pedras, utilizadas para dar suporte para as mãos e os pés do escalador.

Executando uma espécie de circuito envolvendo várias vias (níveis) de escalada, os estudantes puderam conhecer a parte técnica para a prática desse exercício, como habilidades motoras, força e resistência, e treinamento cardiovascular para garantir a melhor performance. Os estudantes também tiveram uma palestra sobre os tipos de escalada, o treinamento e os cursos.

O objetivo da atividade foi preparar os estudantes para prescrever esse tipo de exercício como um hobby para pessoas que desejam se aventurar ou aplicar as técnicas em alguma montanha, ou até mesmo para ministrar aulas de escalada.

Além disso, foi realizada uma atividade de escalada ao ar livre. Nela, o grupo pode aprender sobre os tipos de rocha, os tipos de escalada em rocha e equipamentos adequados para o esporte (cadeirinha, cordas, nós, capacetes). Nos dias 22 e 23 de outubro, um novo desafio está agendado. Os estudantes vão escalar rochas em Águas da Prata (SP), cidade que atrai muitos praticantes de esportes radicais.

Laura Nardi

Estagiária sob supervisão do Dcom