Estudantes de Turismo fazem visita técnica à cidade de Socorro

Passeio teve o intuito de observar na prática questões de sustentabilidade, planejamentos e gestão pública

Acompanhado dos docentes Marcelo López, professor de Turismo e Marketing, e Estefano Gobbi, diretor da Faculdade de Geografia, um grupo de 31 estudantes de diversos semestres do curso de Turismo da PUC-Campinas realizou no início de outubro uma visita guiada em atrativos de Socorro, localizada a 114 km de Campinas. Os universitários permaneceram na cidade durante um final de semana e tiveram a oportunidade de conhecer a cultura e os pontos turísticos locais, colocando em prática o estudo dos conteúdos abordados durante o semestre.

Para um aproveitamento efetivo do passeio, a sala foi dividida em equipes de pesquisa, em que cada uma escolheu um tema dentro do universo do turismo para ser trabalhado. Assim, durante a estadia, o grupo caminhou pelo centro da cidade e pelos seus principais pontos, entendendo e analisando as políticas públicas presentes, a estrutura e história do município, as hospedagens disponíveis, a gastronomia local e as áreas de lazer e entretenimento oferecidas. Além disso, a turma também teve a oportunidade de realizar atividades de turismo de aventura, como tirolesa, passeios a cavalo e passeios de trator.

A Secretaria de Turismo de Socorro recebeu o grupo, distribuindo o material promocional do destino e apresentando as atividades e a atuação do setor na cidade. Fátima Fongaro, Chefe de Serviços de Turismo, compartilhou sua experiência e deu dicas aos alunos quanto ao mercado de trabalho e à atuação profissional.

Segundo o professor Marcelo López, uma viagem com o olhar técnico e de turista é uma das atividades mais esperadas pelos alunos. O estudante, ao sair da universidade e entrar em campo, adquire uma capacidade de visualização e experiência prática favorável para sua formação. “O aluno acaba tendo toda uma imersão ao destino, podendo identificar algumas questões e elementos discutidos em sala de aula que devem ser logicamente observados por um profissional da área de turismo”, comenta ele.

A seleção do destino é feita com base em um município que atenda a um interesse turístico significativo e que aborde os diversos conteúdos expostos nas aulas teóricas. Em seguida, a diretoria da faculdade entra em contato com as secretarias de turismo das cidades escolhidas para viabilizar a visita.

Texto de Laura Nardi.

Marcelo Andriotti