Estudantes de Serviço Social entregam livros em penitenciária feminina de Mogi Guaçu

Ação foi realizada na última terça-feira (16), durante visita. Ao todo, mais de 150 exemplares chegaram às mãos das detentas

Estudantes da Faculdade de Serviço Social da PUC-Campinas participaram de Ação Solidária na Penitenciária Feminina de Mogi Guaçu. Durante a visita, na última terça-feira (16), eles entregaram 160 livros arrecadados, ajudando a potencializar a cultura dentro do presídio, por meio da leitura, para expandir as perspectivas de cada uma. A atividade foi acompanhada pela Profa. Dra. Jeanete Liasch Martins de Sá, Diretora da Faculdade de Serviço Social, e pelo professor José Donizete de Souza, coordenador da CACI (Coordenadoria Geral de Atenção à Comunidade Interna).

No local, a diretora, Dra. Daniele de Freitas Melo, e a sua equipe técnica fizeram uma apresentação detalhada de todo o funcionamento da unidade. A visita monitorada às dependências permitiu aos alunos e alunas conhecerem de perto a realidade prisional e o cotidiano de mais de 700 reeducandas.

A ação é importante, de modo que estreita o relacionamento da Universidade com a penitenciária, possibilitando, assim, novas ações por parte de outros cursos da PUC-Campinas, seja através de estágios, atividades de curricularização da extensão e participação nas Semanas de Cidadania da Unidade.

“Considero esta Ação Solidária de suma importância, pois abriu a oportunidade aos nossos alunos de conhecerem de perto o sistema penitenciário onde atua o Serviço Social, sendo uma das primeiras profissões a nele adentrar, intervindo no sentido da garantia dos direitos humanos e fundamentais dos encarcerados e contribuindo para a sua reintegração ao convívio social”, afirmou a professora Jeanete.

“A campanha de arrecadação de livros para a Penitenciária Feminina demonstrou o compromisso e a sensibilidade dos alunos e alunas de Serviço Social com a formação de jovens que, na faixa etária de 18 a 30 anos, na maioria das vezes, são invisibilizadas socialmente. A visita possibilitou uma melhor compreensão da realidade vivida por tais jovens e foi um momento importante de aprendizado dos universitários e universitárias participantes. Ao mesmo tempo, novos projetos e parcerias com a Universidade foram vislumbrados durante a visita, uma vez que a Penitenciária tem espaços, que podem ser aprimorados, de educação básica, de formação profissional, amamentação, biblioteca e sala de informática”, explicou o professor Donizete.

Carlos Giacomeli
22 de abril de 2024