Estudantes de Relações Públicas criam plano de comunicação para ex-atleta olímpico

Alunos receberam como desafio a realização de um Projeto Integrador com um cliente real do nicho esportivo

Os estudantes do 6º semestre do curso de Relações Públicas desenvolveram um plano de comunicação para o ex-atleta olímpico da natação e atual Mister São Paulo, Henrique Martins. O trabalho fez parte do projeto integrador, que envolveu os quatro componentes curriculares: gerenciamento de crise e relacionamento com a imprensa, pesquisa organizacional, planejamento estratégico e assessoria em Relações Públicas.

O plano de comunicação teve foco principal na construção da Identidade e gestão da Imagem do atleta e mister. Os alunos elaboram o briefing, fizeram pesquisas, identificaram oportunidades e elaboraram estratégias com base em um diagnóstico realizado por cada equipe.

O atleta também participou de um Media Training (processo no qual o cliente passa por treinamento para atender a imprensa) no Labs da PUC-Campinas, conduzido pelos alunos com a supervisão da professora Cristina Micaroni Altieri. Em paralelo, os alunos elaboraram um manual de crise para ajudar o atleta a se preparar e se posicionar diante eventuais crises de imagem. O Plano de comunicação contemplou estratégias para o ambiente online e offline.

O plano agradou bastante o ex-nadador olímpico, que representou o Brasil nas Olimpíadas do Rio 2016. “A oportunidade de participar deste projeto com os alunos de Relações Publicas da PUC-Campinas mostrou o quanto este profissional poderá contribuir, principalmente com o propósito de desenvolver um plano de comunicação eficaz e gerenciar possíveis crises, garantindo um crescimento saudável e sustentável do meu nome como marca”, disse Henrique Martins.

Durante a apresentação do projeto para o cliente Henrique Martins, uma das equipes de alunos (Inove +) levou o ex-atleta da natação, Gustavo Girotto, e ex-aluno da PUC-Campinas, para fazer uma homenagem ao cliente. Girotto já participou de diversas competições nacionais e internacionais e participou da bolsa estímulo atleta oferecida pela PUC-Campinas.

Para os docentes, os resultados superaram as expectativas. “Um desafio para alunos e professores, uma vez que implica a coordenação de atividades e conteúdos de diversos componentes do módulo, mas cujos resultados têm superado as expectativas, pelo envolvimento efetivo de todos. Neste semestre, em que atendemos um cliente real, a responsabilidade foi ainda maior, mas com um retorno extremamente positivo, demonstrando, na prática, o valor da Universidade e de nossa profissão para a comunidade”, comentou a professora de Planejamento Estratégico Cíntia Liesenberg.

“Este projeto proporcionou aos alunos uma compreensão prática da atuação do profissional de Relações Públicas, além da empresarial, neste projeto com atleta e pessoa pública”, completou Cristina Micaroni Altieri, professora de gerenciamento de crise e relacionamento com a imprensa.

Carlos Giacomeli
16 de dezembro de 2022