Estudantes de Jornalismo estão em grupos premiados pelo Instituto Vladimir Herzog

O Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão 2020 foi anunciado nesta semana

Três estudantes de Jornalismo da PUC-Campinas estão entre os vencedores do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão 2020. O prêmio foi idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog, em 2009, com o objetivo de oferecer aos estudantes de jornalismo a oportunidade de desenvolverem um trabalho jornalístico prático e reflexivo desde o projeto de pauta até a realização final de uma reportagem.

Celina Silveira (8º semestre), Pedro José Silveira Valotta (2ºsemestre) e  Rafael Lazzari Smaira (2º semestre) participaram dos grupos premiados, mas Rafael precisou deixar o projeto antes de sua finalização. Os trabalhos podem ser vistos clicando aqui.

Celina participou com “O Lixo na Pandemia: Recortes do Brasil”, desenvolvido por um grupo de 23 estudantes com orientação do jornalista Victor Ferreira. “Me inscrevi no Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão para ter a experiência de conhecer e trabalhar com colegas de profissão de todos os cantos do país e concluir minha graduação com chave de ouro”, escreveu em seu depoimento no trabalho apresentado.

Pedro trabalhou em “Narrativas Indígenas da Pandemia”, em que uma série de perfis das novas lideranças conta como é o enfrentamento da crise sanitária da covid-19 nas aldeias. O trabalho foi orientando por Leonêncio Nossa. Rafael participou de “Jornalismo na Pandemia”, orientado pelo jornalista Dácio Nitrini.

Tanto o processo quanto o produto são orientados por um professor da instituição de ensino do estudante e acompanhados por um jornalista mentor especialmente designado pela organização do Prêmio. Nesse grupo havia grandes nomes do jornalismo brasileiro, como José Hamilton Ribeiro e Paulo Markun.

Neste ano, a organização resolveu premiar os 10 projetos finalistas devido à alta qualidade dos trabalhos desenvolvidos. A premiação foi feita de forma on-line devido à pandemia.

O prêmio

A iniciativa é uma homenagem ao jornalista Fernando Pacheco Jordão, que sempre se preocupou com o desenvolvimento dos jovens profissionais de imprensa, e a Vladimir Herzog, cuja vida foi dedicada a promover um jornalismo de qualidade, verdadeiro e, acima de tudo, responsável.

Pacheco Jordão atuou na redação de importantes meios da imprensa nacional, incluindo rádios, jornais de circulação nacional e TVs. Na TV Globo, Jordão editou o Jornal Nacional em São Paulo e tornou-se diretor do Globo Repórter.

Marcelo Andriotti
13 de dezembro de 2020