Estudantes de Jornalismo apresentam trabalhos de conclusão de curso

Neste ano as novidades são a categoria Inovação e a presença de profissionais de meios de comunicação nas bancas como convidados

Serão apresentados, de 2 a 11 de dezembro, 23 trabalhos de conclusão de curso (TCCs) elaborados por alunos da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas. Neste ano há duas novidades implantadas nas apresentações. Uma é a categoria de inovação, na qual os estudantes podem buscar novas formas de desenvolver produtos jornalísticos. A outra é a presença obrigatória na banca avaliadora de um profissional de imprensa, além de três professores da casa.

Os trabalhos podem ser desenvolvidos em uma das nove diferentes modalidades: audiovisual, documentário, inovação, jornalismo organizacional, livro-reportagem, podcast, rádio, webjornalismo e websérie. Neste ano, audiovisual e documentário foram as modalidades mais exploradas pelos alunos.

A abertura das apresentações foi com o documentário “Tiros na Catedral: Um Ano Depois”, que recontou a história do atirador que matou cinco pessoas e, em seguida, se matou dentro da Catedral Metropolitana de Campinas. As alunas filmaram as entrevistas e depoimentos com a câmera na vertical, em três vídeos curtos, para serem veiculados pelo WhatsApp.

“Um dos pontos fortes do trabalho foi conseguir ouvir 10 fontes diferentes, entre sobreviventes e familiares, para falarem de um tema tão sensível e delicado”, avaliou o Prof. Dr. Carlos Alberto Zanotti, um dos integrantes da banca avaliadora. Também participou da avaliação como convidado o jornalista André Camarão, diretor de Jornalismo da TVB-Record, de Campinas.

Os temas dos TCCs apresentados são variados, passando por esportes, cultura, migração, idosos, portadores de Alzheimer, indígenas, tendências da nova geração, caso Marielle e mobilidade, entre outros. As apresentações são abertas ao público e são realizadas na Sala 800, Prédio H1 do CLC (Centro de Linguagem e Comunicação), Campus I. Veja abaixo os horários de apresentação de cada trabalho ou clique aqui para ver programação detalhada.

Marcelo Andriotti
2 de dezembro de 2019