Estudantes de Design Digital lançam pré-livros digitais interativos

Foram criados 18 livros interativos apresentados em escola estadual e que deverão integrar biblioteca digital

O Curso de Design Digital da PUC-Campinas lançou o projeto “Histórias Mágicas”, que envolve estudantes do curso no desenvolvimento de um Pré-livro Digital Interativo. O projeto foi desenvolvido na disciplina “Projeto Integrador: Produção Gráfica Baseada em Vetores”, e envolveu as áreas de Desenho – Cadernos de Processos Artísticos, História da Arte, Estética e Contemporaneidade, Tipografia e Vida Universitária e Desenvolvimento Integral. No dia 21 de junho os livros foram apresentados para as crianças do ensino fundamental da E.E. “Professora Idalina Caldeira de Souza Pereira”, em Campinas, por meio de tablets.

Eles foram desenvolvidos no decorrer do semestre e tiveram como ponto de partida a escolha de temas dentro da disciplina de História da Arte.  No decorrer do semestre, os estudantes criaram os roteiros, que não deveriam contar com textos, e criaram storyboards e wireframes para embasar as propostas. Na sequência, ilustrações foram iniciadas com esboços a lápis e depois, finalizadas no software Adobe Ilustrator. Ao final, os protótipos interativos foram gerados com o software Figma.

Foram criados 18 livros interativos com propostas como Fauvismo, Futurismo, Expressionismo Abstrato, Dadaísmo, Art Deco, Retrowave, Renascimento, Pop Art, Arts and Crafts, De Stijl, Barroco, Romantismo, Surrealismo, Arte Gótica e Expressionismo Abstrato, entre outros.

O pré-livro digital interativo se apresenta como um produto digital e visual a ser consumido em dispositivos como tablets e celulares, concebido para o público infantil em fase de alfabetização. Assemelha-se em apresentação visual a um livro infantil, mas permite e solicita a interação da audiência para a construção de narrativas. Deste modo, a experiência com este objeto depende e se concretiza pela curiosidade da criança que interage com ele.

O próximo passo do projeto ser gerar uma biblioteca digital “Histórias Mágicas” para que estudantes do ensino fundamental da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e de outras partes do País possam acessar as produções.

Pré-livro

A ideia do pré-livro foi introduzida pelo designer italiano Bruno Munari no início dos anos 1950. É uma derivação de suas experimentações com os livros ilegíveis – livros sem textos, com discursos visuais que propunham experiências de leitura que integravam os sentidos. Os pré-livros eram objetos em formato de livros, mas sem palavras, concebidos para dialogar com um público na faixa etária da primeira infância. Os livros eram construídos em materiais diversos (papel, tecido, plásticos transparentes etc) e podiam ser folheados em qualquer sentido.

Os pré-livros de Munari não apenas estimulavam o interesse pelo livro e pela leitura em crianças na primeira infância, como se propunham a fazê-lo de modo a considerar que a criança aprende por meio de todos os seus sentidos. A experiência do livro era tratada como uma experiência estética que introduzia a criança ao universo da cultura.

A proposta do pré-livro digital interativo parte da premissa dos Pré-livros de Munari e dialoga com as tecnologias digitais. “Esta conversa se mostra relevante em nosso contexto atual, no qual notamos que é cada vez mais comum encontrar crianças em fase de letramento interagindo com dispositivos digitais como tablets e telefones celulares. Muitas vezes a interação se dá por meio de aplicativos que não foram concebidos para este público ou, ainda, que não tomam o estímulo da curiosidade infantil como objetivo de design”, disse o Prof. Tomas Guner Sniker, coordenador do projeto em conjunto com o professor Leonardo Souza Lima.

Marcelo Andriotti
22 de junho de 2023