Estudantes de Ciências Sociais fazem ação solidária em Centro Promocional

Grupo fez oficinas com mulheres e adolescentes sobre gênero, etarismo, racismo e igualdade racial

Estudantes do curso de Ciências Sociais realizaram no sábado (13) uma ação solidária no Centro Promocional Tia Ileide (CPTI) – entidade de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade, que fica na Chácara Boa Vista, em Campinas. A proposta consiste em possibilitar a integração direta entre os estudantes ingressantes e os estudantes veteranos de forma fraterna e solidária, para possibilitar a troca de experiências, além de auxiliar na adaptação saudável e oferecer acolhimento do calouro, resgatando a importância dos espaços de educação não-formal para formação das pessoas.

No Centro, foram realizadas oficinas sociológicas a fim de promover rodas de conversas e debates com temas da Ciências Sociais com as mulheres e com os adolescentes. Com as mulheres foi discutido o papel da mulher, gênero e etarismo nos dias atuais. Já com o grupo de adolescentes, as questões abordadas foram o racismo e a igualdade racial.

“A Ação Solidária planejada nesse semestre possibilita aos estudantes de Ciências Sociais mais uma forma de contato com a realidade, assim como a utilização das ferramentas teórico-metodológicas que o curso ensina e desenvolve desde o primeiro período para uma análise crítica da sociedade. Entendemos que atividades como essa fortalecem a formação científica, teórica e prática, bem como a formação humana integral, o que nos remete a missão da nossa universidade na formação de pessoas com competências desenvolvidas que contribuirão para a construção de uma sociedade justa e fraterna”, comentou a diretora da Faculdade de Ciências Sociais, Ana Paula Fraga Bolfe.

Carlos Giacomeli
16 de maio de 2023