Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Estudantes da PUC-Campinas disputam Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro

Esse é o quarto ano consecutivo que a Universidade concorre a prêmio dedicado a matérias ligadas ao agronegócio

Quatro trabalhos da PUC-Campinas estão concorrendo ao “Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro”. O resultado será divulgado na próxima sexta-feira, 25 de novembro. Este é o quarto ano consecutivo que estudantes a Universidade disputam o prêmio. Porém, desde 2008 a PUC-Campinas tem se colocado frequentemente como finalista. Entre as premiações para os primeiros colocados estão desde notebook até câmeras de ação.

O prêmio, criado há 14 anos, tem o objetivo de incentivar e reconhecer o trabalho jornalístico com base em matérias sobre assuntos relacionados ao agronegócio. Este ano, os quatro trabalhos que concorrem foram publicados no portal digitais.net.br.

Dentre as finalistas, três delas foram feitas pela aluna Fernanda Machado, do 4º ano de Jornalismo. Duas em formato impresso e uma em vídeo. A outra é de Guilherme Dabori Volpon, Fernanda Afonso Alves e Guilherme de Oliveira Tristão, com o título “Inflação dos fertilizantes preocupa produtores”.

Fernanda já conhece bem o prêmio. Ela participa desde a edição de 2020. Já no primeiro ano, a estudante ficou em 1º lugar na modalidade escrita, com a matéria “Extrativismo é o novo Eldorado amazônico”. Em 2021 foi a 2ª colocada, também na modalidade escrita, com a matéria “Bioetanol é o combustível do Brasil para o futuro”. Agora, neste ano, concorre com duas matérias em formato texto: “Café: a importância de cultivares” e  “Taioba: a hortaliça que ganha espaço”, e em vídeo, com a matéria “Agroturismo: redescobrindo a tradição dos vinhedos”.

Para a estudante, é uma importante oportunidade para conhecer mais o assunto e fazer contatos. “É muito importante porque além de agregar no currículo, obviamente, me trouxe muito conhecimento, aprendizado. Pude conhecer muita gente por conta dessas matérias, jornalistas do setor de agronegócio, produtores, especialistas. Foi uma verdadeira imersão no agro mesmo. Tenho muito orgulho de tudo que construí durante os 4 anos da Faculdade. Sempre com o apoio e admiração dos professores e direção”, comenta.

Para a diretora da Faculdade de Jornalismo de PUC-Campinas, Prof. Dra. Rose Bars, é uma oportunidade de testar as habilidades desenvolvidas na Universidade. “Para nós professores, ver as produções dos nossos alunos sendo premiadas é um orgulho, pois mostra que eles têm competências e habilidades adquiridas durante o curso para essas premiações, que elevam esses trabalhos acadêmicos ao patamar de trabalhos profissionais”, explica.



Carlos Giacomeli
23 de novembro de 2022