Estudante de Publicidade e Propaganda da PUC-Campinas é premiada na Expocom 2022

Aluna venceu concurso na categoria fotografia, com o trabalho La Vie est Belle

A estudante Ana Beatriz Miranda Mosciate levou o prêmio da Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) 2022, na categoria Fotografia Publicitária, com o trabalho La Vie est Belle. O congresso, que avaliou trabalhos da região sudeste, retornou este ano à forma presencial, e aconteceu em Poços de Caldas (MG), entre 26 e 28 de maio.

O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e estimula a troca de experiências entre os alunos da graduação. A premiação é dada aos melhores trabalhos de conclusão de curso apresentados em diversas categorias da área de comunicação. Os vencedores da edição, que é regional, estão classificados para apresentar os trabalhos na edição nacional, que acontece em setembro, no Pará.

Para o Professor Mestre Hugo Gimenes de Lima, diretor da Faculdade de Publicidade e Propaganda, a experiência é muito importante para o aluno, não só por expor o trabalho feito pelos estudantes, mas pela oportunidade de interação. “Envolve todas as áreas da comunicação. O estudante tem contato com outros perfis, universidades. Essa troca é saudável e muito importante, até mesmo para entender um pouco como está se dando a formação em outras regiões”, explica o professor, que orientou o trabalho vencedor.

O projeto da aluna Ana Beatriz Miranda Mosciate apresenta um perfume com o conceito de sofisticação. Por meio da escolha de uma marca, ela criou elementos para alcançar o objetivo.

“O mais bacana foi a proposta de cenário que ela montou. Ela trabalhou com algodão, fez uso de LED, posicionamento do produto, enfim, tudo que uma fotografia publicitária mexe – a pré-produção, a produção e a pós-produção. Esse trabalho da Ana foi muito bem executado”, comenta o professor.

“Foi uma experiência única e com muito aprendizado. Em todo o processo, tive o auxílio do Professor Hugo e isso foi de grande importância para o desenvolvimento do meu trabalho e apresentação. Minha ideia foi trazer a sofisticação e a delicadeza do perfume para a fotografia”, explica a estudante premiada.

Tradição em excelência

Mais uma vez, a PUC-Campinas marcou presença, reforçando a sua tradição no evento. Além do trabalho vencedor, outros sete trabalhos alcançaram a fase final de avaliação: cinco trabalhos do Curso de Jornalismo e dois trabalhos do Curso de Mídias Digitais. E a meta é ampliar ainda mais a presença nos próximos anos.

“Este ano ainda tivemos déficit, porque estamos retornando agora ao presencial. Quem sabe no ano que vem possamos ter uma participação ainda mais intensa”, complementa o professor.

Outros trabalhos finalistas da PUC-Campinas em 2022

Jornalismo

Moda viral – na categoria reportagem em vídeo, orientado pela professora Ciça Toledo, produzido pelas alunas Larissa Folegati, Michelle Mayumi Vacucava e Natália Velosa Gouveia.

Quando as cortinas se fecham – na categoria documentário, orientado pela professora Juliana Sangion, produzido pela aluna Fernanda Gonçalves de Almeida.

Mais que palavras, sinais –  na categoria comunicação e inovação, orientado pelo professor Lindolfo de Souza, produzido pelos alunos Guilherme Garcia Maldaner Coelho, Lucas de Biazzi Neves, Yasmim Temer do Amaral, Sofia Pontes, Beatriz Borghini e Lara Biffe.

Culpada até que se prove o contrário – na categoria programa laboratorial de áudio, orientado pela professora Maria Lucia Jacobini, produzido pelos alunos Amanda Florentino, Ewerton Ramos, Ingrid Lopes e Leticia Viganó.

Toca-disco - na categoria programa laboratorial de TV, orientado pela professora Maria Lucia Jacobini, produzido pelos alunos Amauri Camargo Mazzuco, Bruna Conradi Carnielli e Gabriela Inglez de Souza Duarte.

Mídias Digitais

Infodemic – na categoria produção multimídia, com orientações dos professores Cristiane Altieri, Maria Lucia Jacobini e Artur Araújo, produzido pelos alunos Guilherme William Salgado, Danielle Marcelino Silva, Gabriela Shizuka Honda, Fábio Lima Pereira da Silva e Camila Giane Dias.

Capte – na categoria produção audiovisual para mídias digitais, com orientações dos professores Cristiane Altieri, Maria Lucia Jacobini e Artur Araújo, produzido pelos alunos André Luiz Raffi, Beatriz Dutra de Oliveira, Caio Crudeli Rosa, Marcelo Luz, Paula Reino Jr e Mayara de Souza Marcondes.

Carlos Giacomeli
9 de junho de 2022