O estudante de Jornalismo da PUC-Campinas, Jhonatas Henrique Simião, de 22 anos, ficou em primeiro lugar no 9º Prêmio ABAG/RP de Jornalismo “José Hamilton Ribeiro”. O estudante disputou na categoria Jovem Talento, na modalidade vídeo. A reportagem “Pesquisas com café do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) em risco” destacou que o desenvolvimento da cafeicultura brasileira pode sofrer alteração com a falta de recursos e financiamento.  O estudante concorreu com mais 147 trabalhos.

“Estou no último ano do curso de Jornalismo e trabalho na área de agronegócio desde o segundo ano da faculdade. Minhas experiências na área, tanto no estágio na assessoria de imprensa do IAC (Instituto Agronômico de Campinas), como redator no site Notícias Agrícolas, onde atuo, me ajudaram muito na elaboração da reportagem”, observa Simião.

A escolha da pauta, segundo ele, se deve ao fato do Brasil ser o maior produtor e exportador de café do mundo, porém, esse lugar está ameaçado. “ Se o estado de São Paulo não valorizar a pesquisa, no futuro teremos resultados que vão ser ruins. Se as fazendas tiverem estratégias de gerenciamento que consigam equalizar melhor os custos e um maior lucro, elas têm maior facilidade para se manterem na atividade”, defende o estudante, que realizou a maior parte das imagens da reportagem com seu aparelho de celular.

CATEGORIA JOVEM TALENTO:

Os estudantes de jornalismo concorreram em duas modalidades: Vídeo e Escrita. Porém, para validar o envio de matérias, por regulamento, eles participaram, ao longo do ano, dos Ciclos de Palestras e Visitas promovidos pela ABAG/RP. Foram mais de 100 horas de atividades. Nos trabalhos dos futuros jornalistas havia muito do que viram e descobriram na verdadeira imersão que fizeram em agronegócio. Os primeiros colocados receberam vales-compra no valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), e os segundos e terceiros, câmeras fotográficas semiprofissionais.

Amanda Cotrim
2 de dezembro de 2016