ebanner redes digitais e culturas ativistas

Está aberta a chamada de trabalhos do 2º Encontro Redes Digitais e Culturas Ativistas da PUC-Campinas

A PUC-Campinas realiza nos dias 05 e 06 de junho de 2018, a segunda edição do encontro Redes Digitais e Culturas Ativistas, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da Universidade. O evento acontecerá no Centro de Linguagem e Comunicação, no Campus I da instituição e será aberto à comunidade. (Confira a programação)

A chamada para a apresentação de trabalhos está aberta e vai até o dia 21 de maio. Podem participar docentes e pesquisadores em nível de graduação e pós-graduação com trabalhos que relatem suas pesquisas e/ou experiências voltadas a causas ativistas e a forma como são articuladas a partir de sua relação com as mídias, artes e tecnologias. Todas as informações para a submissão dos trabalhos estão disponíveis na página do evento. (https://culturasativistas.wordpress.com/chamada-de-resumos/)

Serão cinco grupos de trabalhos (GT) divididos pela seguinte temática:

GT1 Artivismo – diálogos entre arte e política em suas diversas abordagens e atravessamentos. Serão acolhidos trabalhos que discutam essa temática nos tópicos:

• Arte e Natureza
  • Arte e Sincretismo
  • Arte e Tecnologia
  • Coletivos na Arte
  • Políticas Públicas para a Arte

GT2 – Ativismo midiático – práticas ativistas em sua relação com as mídias. Serão acolhidos trabalhos que discutam essa temática nos tópicos:

• Ativismo e narrativas transmídia
  • Jornalismo independente
  • Marcas, fã-ativismo, culture jamming
  • Mídia e esfera pública
  • Mídia tática
  • Redes sociais, engajamento e mobilização
  • Tecnologia e cultura hacker

GT3 – Cidade e Urbanismo – projetos, lugares ou objetos que interagem com o urbano e tomam dimensões, muitas vezes, políticas. Serão acolhidos trabalhos que discutam essa temática nos tópicos:

• Arte Urbana
  • Derivas e nomadismos
  • Intervenções sobre a cidade (ecologia, arquitetura e mobilidade)
  • Museus e memória
  • Ocupações e territorialidades
  • Vigilância e contra-vigilância

GT4 – Culturas ativistas – Falar sobre cultura implica diferença e pluralidade. Serão acolhidos trabalhos que dialoguem com os seguintes temas:

• Cinema independente e vídeo-ativismo
  • Estudos culturais (pós-colonialismo, diversidades culturais, diálogos do sul global, latinidades e africanidades).
  • Ecocrítica (ativismo ambiental, ativismo alimentar, direitos dos animais)
  • Literatura marginal/periférica
  • Manifestos, fanzines e panfletos
  • Moda e consumo sustentável

GT5 – Identidades e minorias – vai debater e dar visibilidade às diversas políticas de identidade que se fortalecem no mundo contemporâneo. Serão acolhidos trabalhos que discutam (in)visibilidade e (in)dizibilidade, empoderamento e reconhecimento social de grupos nos tópicos:

• Afrodescendentes
  • Feministas
  • Imigrantes
  • Indígenas
  • LGBTQ
  • Pessoas com deficiência
  • Religiosos

Os trabalhos aceitos serão divulgados no dia 25 de maio. Os participantes terão 20 minutos para a apresentação oral, sendo que cada sessão contará com um mediador. Posteriormente, os trabalhos apresentados durante o evento serão publicados em um caderno de resumos.

Redes Digitais e Culturas Ativistas

Data: 05 e 06/6