Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Especialistas do Hospital da PUC-Campinas, Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (HC da Unicamp) e Hospital Municipal Dr. Mário Gatti debaterão as dificuldades e irão propor soluções para aprimorar os atendimentos de urgências cirúrgicas e traumas. O evento, começa hoje (18/06) e vai até quinta-feira (21/06), no Campus II da PUC-Campinas, das 19h às 22h. Cerca de 600 pessoas devem participar do encontro. “Nossa proposta é criar um ambiente que integre professores, alunos e funcionários das três instituições e, assim, abrir um canal de comunicação entre os serviços”, afirmou José Gonzaga Teixeira de Camargo, diretor-adjunto do Centro de Ciências da Vida (CCV) da PUC-Campinas. O congresso vai reunir as faculdades de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia da Instituição. A programação completa está no Portal PUC-Campinas – www.puc-campinas.edu.br.

Entre os diversos temas em pauta, estão o atendimento pré-hospitalar, ensino e pesquisa em cirurgia do trauma, lesões despercebidas no trauma e a humanização do atendimento. Um dos destaques será a participação do médico Alberto Garcia, da Colômbia, que vai discutir se é possível prevenir a violência.

Quando o assunto é trauma, uma das maiores preocupações dos especialistas é o número de acidentes registrado em Campinas envolvendo motociclistas. Levantamento da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) apontou que, nos três primeiros meses deste ano, houve 836 acidentes de moto, 12,5% a mais do que foi registrado no mesmo período do ano passado, quando aconteceram 743 acidentes. No primeiro trimestre, sete motoqueiros morreram. Em 1995, Campinas tinha uma frota de 27 mil motos. No ano passado, já eram 69,8 mil motocicletas.

Serviço:
9º Curso de Trauma Pré-Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma e 5º Curso Internacional de Urgências Cirúrgicas e Trauma do Hospital Municipal Dr. Mario Gatti.
Data: 18 a 21 de junho
Horário: das 19h às 22h
Local: Auditório e salas de aula da Faculdade de Odontologia, Campus II da PUC-Campinas (Avenida John Boyd Dunlop, s/n – Jardim Ipaussurama)



Portal Puc-Campinas
18 de junho de 2007