Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Especialistas debatem rumo do Chat GPT em Podcast da PUC-Campinas

Após o surgimento da ferramenta, criou-se a necessidade de se debater o futuro da educação, as formas de construção de conhecimento, a segurança nas redes e até os filtros para se saber o que é real ou não. Todas essas temáticas foram debatidas por especialistas da PUC-Campinas

O Chat GPT chegou e já ganhou espaço entre especialistas e curiosos. Sua evolução tem deixado cada vez mais perguntas a serem respondidas: o que irá mudar na educação? E no mundo do trabalho? Como filtrar o que é informação verdadeira ou falsa? Os recursos de segurança que temos hoje são suficientes para barrar o uso do Chat com fins nocivos? De que forma podemos utilizar a novidade para melhorar o nosso cotidiano? Quais as novas profissões que devem surgir? E as que devem acabar?

Todos esses temas são frequentemente questionados desde o surgimento do recurso. Por isso, o Podcast Olhar Contemporâneo, da PUC-Campinas, trouxe dois especialistas para debater o uso da ferramenta no cotidiano e o seu futuro: Sílvia Cristina de Matos Soares, Diretora da Faculdade de Análise de Sistemas, Coordenadora dos cursos de Sistemas de Informação e de Negócios Digitais e Coordenadora da Pós-Graduação em Ciência de Dados e Machine Learning da PUC-Campinas; e César Antonio Pereira, Professor das Faculdades de Mídias Digitais e de Biblioteconomia da PUC-Campinas.

Eles falaram sobre a mudança que deve ocorrer no ensino, tendo em vista o uso frequente da ferramenta por parte dos estudantes. Também abordaram a importância de se fazer o bom uso do Chat GPT para auxiliar na aprendizagem e facilitar alguns processos.

A segurança nas redes também foi assunto do bate-papo. Os professores explicaram sobre os riscos e a necessidade de se ajustar o filtro para possíveis falsas informações.

Todo o conteúdo está disponível gratuitamente no site da PUC-Campinas e também nas plataformas de streaming Spotify e Deezer. Clique aqui para acessar o Podcast.



Carlos Giacomeli
31 de março de 2023