Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Especialistas analisam principais modelos e tendências ligados à inovação e ao empreendedorismo

Profissionais participaram, em fevereiro, de atividades organizadas pelo Programa Mescla da PUC-Campinas

Questões ligadas à inovação, a tendências em tecnologia e ao empreendedorismo foram abordadas, no mês de fevereiro, em palestras e workshops realizados pelo Programa Mescla da PUC-Campinas. Quatro especialistas convidados, que atuam com gestão estratégica de negócios, estiveram na atividade discutindo a criação de empresas de tecnologia, bem como os principais modelos, ferramentas e tendências na área da inovação.

Os seminários e as capacitações, voltados aos alunos da PUC-Campinas e à comunidade externa interessada nas temáticas, fazem parte do propósito do Programa Mescla de fomentar a cultura da inovação e do empreendedorismo, tendo em vista as sucessivas transformações tecnológicas que marcam o mundo contemporâneo e modificam o mercado de trabalho. O Mescla se coloca como um espaço de estímulo ao desenvolvimento de ideias e negócios inovadores.

Em fevereiro, participaram como conferencistas o CEO da Deskflows e presidente da Campinas Tech, Omar Ferroni Branquinho, o CEO e fundador da MedVenture, Aby McMillan, e os especialistas em Gestão Estratégica e Inovação Leonardo Pinheiro, da Venture Hub, e Nanci Gardim, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). Os profissionais falaram sobre os seguintes assuntos: “Como criar startups de tecnologia”; “Estratégias, ferramentas e frameworks de gestão e growth”; “Inovação aberta”; e “Tecnologia e tendências de inovação em saúde”. As atividades ocorreram de forma presencial, nos Campi I e II da Universidade.

Para Nanci, que discorreu de forma abrangente sobre inovação, exemplificando seus diferentes modelos, iniciativas como a do Mescla ampliam a troca de conhecimento entre as instituições, potencializam o desenvolvimento tecnológico e fortalecem hubs de inovação, permitindo que novas tecnologias e produtos cheguem cada vez mais rápidos à sociedade.

“Neste contexto, entender os papeis, expectativas e possibilidades de interação ofertadas pelos diferentes atores do ecossistema de inovação, possibilita a quem pretende criar um negócio de tecnologia identificar com clareza onde está, aproveitando as oportunidades de forma mais assertiva”, afirma a especialista do CPqD.

Em março, novas atividades vão ocorrer no Mescla. Além das palestras, os workshops semanais seguirão acontecendo. Em fevereiro, houve o oferecimento de workshops sobre “Cultura Maker, Manufatura Aditiva e Subtrativa, Ultimaker Cura e Hands-on”, cujo propósito é incentivar e democratizar as novas tecnologias, valorizando a aprendizagem criativa em um ambiente de inovação.

As fotos das atividades podem ser encontradas no site do Mescla: https://www.puc-campinas.edu.br/mescla.



Vinícius Purgato
7 de março de 2022