Programação da TV PUC- Campinas
de 16 a 22 de abril

A programação da TV PUC-Campinas, desta semana, apresenta o livro infanto-juvenil “Escola de Sacis” que resgata as lendas do folclore brasileiro. Paralelamente são narrados fatos reais como o do goleiro Barbosa que foi injustiçado por ter sofrido o gol que eliminou o Brasil da Copa de 50. O programa Ponto de Encontro Vida Saudável orienta sobre o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Um problema que atinge, em média, 8% das crianças na idade pré-escolar. O Fala Foca desta semana apresenta o documentário “Onde moro eu sou Cidadão” que conta a trajetória do Movimento dos Sem-Casa de Limeira. O vídeo é resultado do Projeto Experimental produzido pelos alunos da Faculdade de Jornalismo.

Programa Ponto de Encontro Vida Saudável – Déficit de Atenção e Hiperatividade
De difícil diagnóstico, o transtorno do déficit de atenção pode ser acompanhado de hiperatividade ou não. O problema atinge, em média, 8% das crianças na idade pré-escolar e continua na fase adulta, só que com os sintomas diminuídos. A terapia é um dos tratamentos indicados para reduzir a impulsividade, principalmente, em crianças e adolescentes.
Entrevistado
Geraldo A. Fiamenghi Júnior – Professor da Faculdade de Psicologia da PUC-Campinas
Segunda – (16/04) – 14h e 21h
Terça – (17/04) – 22h
Quinta – (19/04) – 21h
Domingo – (22/04) – 19h

Programa Ponto de Encontro – Livro “Escola de Sacis”
O programa Ponto de Encontro apresenta o livro infanto-juvenil “Escola de Sacis” que resgata as lendas do folclore brasileiro. A intenção do autor é aproximar desse público personagens brasileiros como sacis, bois-tatá e mulas-sem-cabeça. Paralelamente, são narrados fatos reais como o caso do goleiro Barbosa da seleção brasileira de 1950 que tomou um gol e foi hostilizado durante toda a sua vida.
Entrevistado
Dario de Barros Carvalho Júnior – Autor do Livro “Escola de Sacis” e Professor do Centro de Linguagem e Comunicação da PUC-Campinas
Segunda (16/04) – 17h e 1h
Terça (17/04) – 00h
Quarta (18/04) – 15h
Quinta (19/04) – 1h
Domingo (22/04) – 15h

Documentários
Nesse programa especial você vai saber como os migrantes nordestinos lutam para manter viva a literatura de cordel pelas ruas da capital paulista no documentário de mesmo nome, produzido como projeto de conclusão do curso de Jornalismo. Também produzido por alunos de Jornalismo o documentário Caminho do Ouro conta a história da busca pelo ouro no Brasil Colônia e do Caminho do Ouro, estrada que servia para o escoamento de metais preciosos de Minas Gerais até o Rio de Janeiro. E, ainda, uma reportagem sobre a importância do Protocolo de Kyoto para a amenização dos efeitos do aquecimento global.

Terça (17/04) – 14h
Quarta (18/04) – 19h
Sábado (21/04) – 19h
Domingo (22/04) – 13h

Fala Foca – Documentário e Espelho Urbano
O Fala Foca desta semana apresenta o documentário “Onde moro eu sou Cidadão”, Projeto Experimental produzido pelos alunos da Faculdade de Jornalismo, que conta a trajetória do Movimento dos Sem-Casa de Limeira. O vídeo mostra como eles conseguiram a casa própria e a evolução dos bairros onde atuaram. O Espelho Urbano, programa também produzido pelos alunos de Jornalismo, apresenta uma comunidade alemã pouco conhecida em Campinas chamada Friburgo. Esta edição também traz a história de um deficiente visual apaixonado pela leitura e a importância de uma assessoria de comunicação dentro do ambiente corporativo.
Terça (17/04) – 18h
Sexta (20/04) – 16h e 20h
Sábado (21/04) – 12h e 16h

Parcerias – Novolhar e Povos do Mar