Espaço Mescla

Espaço Mescla inicia segundo ano de atividade com sucesso de público em cursos e palestras

Mesmo com a pandemia, as atividades no espaço fundado em fevereiro de 2020 foram mantidas on-line

O espaço Mescla, da PUC-Campinas, iniciou seu segundo ano de funcionamento com grande busca pelas suas atividades, cursos e palestras, desenvolvidos mesmo durante a pandemia. Inaugurado em fevereiro de 2020, o Mescla foi concebido com o propósito de misturar diferentes áreas de conhecimento, academia, comunidade e diferentes agentes de processos de inovação e empreendedorismo.

A maior parte dos cursos e palestras tiveram centenas de inscritos e filas de espera dos interessados.  As atividades do primeiro programa de aceleração de startups da PUC-Campinas foram voltadas aos universitários. “Foi gratificante o grande interesse que os estudantes demonstraram em relação ao empreendedorismo e a todos os temas relacionados a ele”, disse o Prof. Dr. Tomas Guner Sniker, um dos coordenadores do Mescla.

Em 2021, as atividades foram retomadas em março com uma palestra de Leonardo Pinheiro sobre o universo das startups. Foram 300 inscritos e mais interessados que ficaram na lista de espera. Ele falou sobre como é a criação das startups, a agilidade e como elas podem funcionar dentro de grandes corporações.

No final de março, a psicóloga Fernanda Helena Roberto Xastre falou sobre habilidades, métodos, modelos e competências necessárias para quem quer empreender. Essa palestra também teve mais de 300 inscritos e mais de 100 estudantes na lista de espera.

Também foram realizados eventos junto com o NIT (Núcleo de Inovanção Tecnológica), com participação da Fapesp e Finep. As atividades que tiveram lista de espera poderão ser reagendadas futuramente para atender aos interessados que não conseguiram vaga.

Estrutura

O Mescla conta com uma estrutura para ações de coworking, cursos e fabricação digital que deverão ser reocupados após a liberação das autoridades sanitárias para atividades presenciais. Até lá, serão mantidos de forma remota os cursos e palestras em diversas áreas, como nas de administração, contabilidade, marketing, entre outras que auxiliem os envolvidos nas novas empresas em formação a terem sucesso em seus negócios.

O espaço de coworking tem cinco salas com 20 posições, um espaço compartilhado com 20 posições, miniauditório para 40 pessoas e sala de reunião para 15 pessoas, telefones, internet, local para reuniões e teleconferências.

O Fablab tem 45 cadeiras nas bancadas com equipamentos e programas necessários para a construção de protótipos. O local conta com quatro impressoras 3D, fresadoras, cortadoras laser, termomodeladora, furadeiras de bancada, lixadoras, seccionadoras, máquina de costura, esmerilhadeira e outros equipamentos.

O usuário pode utilizar desde os programas de computador para desenhar esses protótipos até sua confecção em diferentes materiais. Poderão ser utilizados acrílico, MDF, plásticos para 3D e diferentes circuitos. O laboratório também incentiva a utilização de material de reciclagem em sua produção.

Marcelo Andriotti
8 de abril de 2021