
Espaço Mescla do Hub Gastronômico recebe evento com vencedores do Mídia Festival 2024
Os participantes ofereceram uma visão profunda do que os levaram às conquistas dos troféus
A PUC-Campinas recebeu, no último dia 6 de dezembro, no espaço Mescla do Hub Gastronômico, localizado no Campus I da Universidade, o After Mídia Festival, evento promovido pela Associação dos Profissionais de Propaganda de Campinas (APP Campinas) com os ganhadores do Mídia Festival deste ano, que puderam apresentar os processos criativos de suas peças vitoriosas e oferecer uma visão aprofundada dos desafios, estratégias e soluções que os levaram à conquista dos troféus.

Ricardo Ferreira, sócio e diretor de criação da Arpejo Publicidade, durante a apresentação de seu trabalho, “Vida à Flor da Pele”, vencedor na categoria Vídeo TV.
A programação deste ano da premiação publicitária, que é considerada a maior do interior paulista e cuja entrega ocorreu no último dia 19 de novembro, contou, tanto com profissionais experientes, quanto com equipes universitárias. A Faculdade de Publicidade e Propaganda da PUC-Campinas preencheu o pódio com equipes nas três primeiras colocações da categoria Novos Talentos: Agência Fita, Agência Atlantic e Akana, respectivamente, primeiro, segundo e terceiro lugares.
A vencedora Agência Fita, composta pelos estudantes Ana Paula Lopes, Elizeu Christian Magalhães, Giulia Sallum Dias Azevedo Alves, Mariana Oliveira e Victor Henrique de Almeida, se apresentou durante o After Mídia Festival, assim como os publicitários Ricardo Ferreira, da Arpejo Publicidade, vencedor na categoria Vídeo TV, com o trabalho “Vida à Flor da Pele”; Vanderlei Almeida, da Audaz, vencedor na categoria Vídeo Cinema e Digital, com o trabalho “Campanha Autismo – Conselhos”; Tiago Sanches, da Sanchez, na categoria Mídia Out of Home, com o trabalho “Só Tocando pra Saber”; e Daniel Zini, da Agência Desafio, na categoria Marketing de Conteúdo, com o trabalho “Master Mechanic – Temporada 1”.
Conexão entre teoria e prática
De acordo com o diretor da Faculdade de Publicidade e Propaganda da PUC-Campinas, Prof. Me. Hugo Gimenes de Lima, essa iniciativa de reunir os vencedores com o intuito de estes dividirem os seus processos criativos com os estudantes da Universidade “fortalece a conexão entre teoria e prática, aproximando os alunos e alunas do mercado publicitário, além de destacar a excelência do curso de Publicidade e Propaganda da PUC-Campinas. O evento organizado pela APP Campinas reafirma o compromisso da Universidade com a inovação, parcerias e formação de qualidade”.

Vanderlei Almeida, head de criação e estratégia da Audaz, foi o vencedor na categoria Vídeo Cinema e Digital, com o trabalho “Campanha Autismo – Conselhos”.
“O evento possibilitou ainda o contato direto com trabalhos premiados e com os profissionais e estudantes responsáveis por essas produções. Esse tipo de interação permite que os alunos e alunas compreendam os desafios do mercado e as estratégias criativas aplicadas, conectando a teoria aprendida em sala de aula com a prática do mercado publicitário. Além disso, ao sediar um evento com essa relevância, a PUC-Campinas reforça a sua posição como referência em educação publicitária, fortalecendo a integração com o mercado e ampliando as possibilidades de futuras parcerias, patrocínios e oportunidades de estágio para nossos estudantes”, explica o diretor.
O professor Hugo ressalta ainda o prestígio de se poder sediar uma iniciativa ligada a um festival tão renomado quanto o Mídia Festival, o que, segundo ele, também eleva a percepção institucional perante o mercado e a comunidade acadêmica. “Outro destaque importante é a presença das nossas equipes universitárias premiadas na categoria Novos Talentos, que serve como uma inspiração direta para os estudantes da PUC-Campinas, além de incentivá-los a buscar excelência em suas próprias produções”, comenta.
Fortalecimento de vínculo
O evento, que foi organizado e financiado inteiramente pela APP Campinas, não gerando qualquer custo para a Universidade, mostra, segundo o professor, que “essa parceria proporciona benefícios pedagógicos significativos e fortalece o vínculo entre o curso de Publicidade e Propaganda da PUC-Campinas e o mercado publicitário da região de Campinas”.

Daniel Zini, head de redação e produção da Agência Desafio, venceu na categoria Marketing de Conteúdo com o trabalho “Master Mechanic – Temporada 1″.
Ele diz ainda que “dialogando com os desafios contemporâneos do setor publicitário, o evento pôde mostrar o quão importante é o papel da criatividade em um cenário transformado por tecnologias como a inteligência artificial, reforçando a relevância do aprendizado prático, da troca de experiências e da reflexão sobre as tendências do mercado, consolidando a PUC-Campinas como um polo de criatividade, inovação e excelência acadêmica”.
Estudantes vitoriosos
Com relação ao pódio constituído por estudantes da PUC-Campinas, o professor Hugo esclarece que “isso é maravilhoso. Na verdade, os cinco primeiros colocados foram grupos constituídos por alunos e alunas de nossa Universidade e isso é o resultado de nosso trabalho, que é bastante intenso, pois muitas outras instituições de ensino superior também participaram da disputa e é por isso que esse resultado é ainda mais importante. E não é só a questão da premiação, porque para os docentes é o momento de eles fazerem o seu networking, de estabelecerem contatos e isso também é muito legal. Para os alunos e alunas, o mais interessante é eles poderem dividir o espaço com profissionais da área e se apresentarem para eles, realizando também o seu networking, o que pode resultar na possibilidade de se conseguir um estágio ou de se preencher algum outro tipo de vaga, inclusive efetiva”.
O diretor finaliza dizendo que o mais importante é o reconhecimento que os estudantes, o corpo docente e a Faculdade de Publicidade e Propaganda da PUC-Campinas como um todo recebem a partir do momento que toda a sua estrutura passa a ser conhecida por agentes do mercado, uma vez que eventos desse porte começam a ser recebidos, e o trabalho dos alunos e alunas passa a ser avaliado por esse mesmo mercado, “ou seja, todo mundo ganha e em todas as frentes”.