Espaço Mescla abre inscrições para palestras sobre startups

Passo a passo para criação de startups e competências e habilidades para empreender estão entre os temas de palestras do mês de março

Quais são os primeiros passos para criar uma startup? Que características pessoais podem fazer diferença para o sucesso de um empreendedor? Esses são alguns dos temas a serem tratados na palestra em formato remoto “Startup: uma ideia que começa com você!”, que ocorre no dia 16, às 17h30, e que reabre a programação de eventos do espaço Mescla, da PUC-Campinas. O palestrante é Leonardo Pinheiro, diretor de Desenvolvimento de Startups da Venture Hub, uma aceleradora de negócios e startups, especializada em programas de empreendedorismo e inovação.

Com um espaço de coworking e um Laboratório de Fabricação Digital, o Mescla é uma iniciativa da PUC para estimular atividades de inovação e empreendedorismo na Universidade e na Região Metropolitana de Campinas. Pinheiro coordena o Programa de Aceleração de Startups do espaço. Startups são empresas iniciadas em condições de incerteza, a partir de uma ideia, que buscam um modelo de negócio escalável, isto é, que viabilize o crescimento da empresa em determinado mercado. Nessa palestra, Pinheiro vai explicar como o ecossistema de inovação pode alavancar o desenvolvimento de startups e destacar características de empreendedores e modelos de negócio de sucesso. “Também vamos explicar para os estudantes e demais interessados quais os primeiros passos para criar uma startup, destacando algumas nuances que podem fazer a diferença na vida dos profissionais e empresas do futuro”, disse.

As competências e habilidades do profissional do futuro também são tema da palestra “Autoconhecimento: como identificar e entender suas softskills para empreender”, com a psicóloga Fernanda Helena Roberto Xastre. A conversa vai acontecer no dia 31 de março, também às 17h30. Graduada em Desenvolvimento do Potencial Humano nas Organizações pela PUC, Fernanda vai falar sobre a importância do autoconhecimento e sua relação para o desenvolvimento de softskills, aquelas competências relacionadas a habilidades comportamentais, mais subjetivas e difíceis de avaliar. “O autoconhecimento é importante para trilhar o caminho profissional com excelência, especialmente para quem almeja se tornar um empreendedor”, disse. “Para quem quer empreender é fundamental conhecer suas habilidades e utilizá-las de forma estratégica para o seu negócio, assim como conhecer suas dificuldades e aprimorá-las, e mesmo para compor uma equipe que se complemente”, adiantou a psicóloga que atua no espaço Mescla da PUC na elaboração de instrumentos de avaliação de habilidades.

Abertas ao público em geral, as palestras são em formato on-line. O link para o acesso será enviado por e-mail no dia do evento. As inscrições devem ser feitas no site do espaço Mescla.

Clique aqui para se inscrever

Marcelo Andriotti
11 de março de 2021